Constante revisão

“Podemos censurar-nos por um acto, uma palavra pronunciada, não nos podemos censurar por um sentimento, simplesmente porque não temos nenhum poder sobre ele”, escreveu Milan Kundera. Lembrei-me destas palavras quando estava a ler na imprensa matinal sobre o salto de Felix Baumgartner e reflectir sobre a expectativa.

Todos nós esboçamos expectativas acerca de nós e dos outros. Dos filhos (a projecção do que não fomos ou gostaríamos de ter sido), dos amigos (imperfeitos, como nós), do companheiro, dos políticos.

Há mesmo quem viva no aprisionamento da expectativa – a sua e a dos outros – e desse dom de gumes que é o de criar mais expectativas do que as que é capaz de satisfazer.

É um sentimento poderossímo a expectativa. Acredito que pode ser a mola que nos faz mover.

No caso de Fearless Felix, o salto roça a loucura e tem o travo doce do sonho. Há algo mais motivador que alguém que trabalha cinco anos para cumprir um sonho? A realidade é para quem não é suficientemente forte para enfrentar seus sonhos. Não deverá ser a vida uma constante revisão de expectativas ?

“O correr da vida embrulha tudo./A vida é assim:/esquenta e esfria,/aperta e daí afrouxa,/sossega e depois desinquieta./O que ela quer da gente é coragem”, já dizia o grande Guimarães Rosa.

Anúncios

2 thoughts on “Constante revisão

  1. Penso que os actos heróicos têm todos um pouco de loucura. Talvez, e ainda bem 🙂
    Este foi realmente um feito incrível. Só chegar lá acima já foi notável. Percebe-se no filme a respiração dificílima, pior do que ofegante, e o próprio “jardineiro de árvores” (Baumgartener) disse que esteve quase a perder os sentidos.
    Obrigado pelo texto das expectativas 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s