Óculos cor-de-rosa

Fotografia roubada ao Flagrande Delícia

Talvez os mais distraídos não se tenham dado conta, mas a vida é doce. Pelo menos na Internet. Abra-se o Google escreva-se “doce” e compare-se o número de resultados com os obtidos quando se digita “salgado”. Se quiser repita a experiência em várias línguas e constará que o “doce” vence aos pontos.

Não será essa a verdadeira transgressão? Tentar transformar em algo belo os dias zangados*?

“Renda-se como eu me rendi” diria a Clarice Lispector.

Já aqui escrevi que me inquietam as pessoas que não gostam de doces, que não apreciam os prazeres da mesa. É como se estivessem amputadas. Apreciar a comida é poesia e música. É passear pelos mercados, ouvindo pregões e escolhendo morangos vermelhos e perfumados. É cheirar o ananás e entrar nas lojas turcas para comprar especiarias, coentros e funcho. É derreter-se nas Chocolateries e renascer com o cheiro a café torrado. É juntar os amigos, os bons, à volta da mesa e do riso. É comer pão ainda quente com doce de abóbora e nozes. E os pormenores são a substância. “Renda-se como eu me rendi”.

* Nota de rodapé: o Sporting perdeu por 3 a 0. Só um Valrohna me vale…

8 thoughts on “Óculos cor-de-rosa

  1. Eu conheço quem aprecie, e muito, os prazeres da mesa e não goste de doces (não é o meu caso).
    De qualquer forma, só posso concordar com esse entendimento epicurista da comida 🙂

    (Ai o Sporting…)

    Gostar

  2. Ai ai ai, gulosa como sou e sempre pronta para comer, fiquei a babar-me com este belissimo postal. Comida e’ alegria, e’ vida, e’ prazer. E os doces? Ai os doces, meu Deus… Vou ja fazer um raid ao frigorifico e a Helena fica oficialmente madrinha dos 2 cm de anca que vou acrescentar a generosidade que ja me adorna as cadeiras 🙂

    Gostar

      1. Um cabide Helena, um cabide… (os ingleses chamam-lhes “love handles”).
        Sai mais um chocolate aqui para a mesa do canto faxavor 🙂

        Gostar

Deixe uma Resposta

