Eu quero menos

Este não é um blog de moda, mas não podia deixar em branco o aniversário de um clássico: as havaianas. Inspiradas pelas sandálias tradicionais japonesas Zori (daí a sola a imitar grãos de arroz) e com um nome suficientemente exótico para fazer sonhar o seu público alvo inicial, a classe média-baixa brasileira.

De 1962 para cá as havaianas, o calçado nacional do Brasil ( nos anos oitenta chegaram mesmo a estar incluídas na lista dos bens de primeira necessidade), democratizaram-se, ascenderam socialmente e adquiriram um toque chique-blasé. Aos cinquenta anos as havaianas estão mais giras do que nunca.

O grande talento das havaianas, ou melhor da São Paulo Alpagartas, foi não apenas descobrir um mercado para as suas sandálias, mas também criar um mercado novo à medida das suas criações. Hoje as havaianas são uma forma de elegância e uma afirmação de moda.

E os anúncios (comerciais no português do Brasil) são odes à boa disposição. Deixo-vos o poema das havaianas, que se a memória não me trai é de um comercial de 2008.

Menos preocupação.
Menos formalidade.
Menos nuvens no céu.
Menos roupa.
Menos encanação.
Menos se levar a sério demais.
Menos escritório.
Menos cara feia.
Menos despertador do lado da cama.
Menos falta de tempo.
Menos resolver tudo por email.
Menos chapinha.
Menos distância.
Menos complicação.

Ah, eu quero menos pra mim…e quer saber? Eu desejo o mesmo pra você

20120919-153017.jpg

PS- A ideia para este post surgiu da conjugação de vários factores: as saudades do Brasil, o Verão a escapar-se-me entre os dedos ( ou melhor já se foi embora) e o número de visitantes brasileiros a este blog que fizeram o contador de visitas parecer uma ventoinha (bem vindos e voltem sempre).

2 thoughts on “Eu quero menos

Deixe uma Resposta

