WTF?

Que esta história se passe no século XXI e que se ache “normal”, é, para ser branda, pouco saudável, e para ser gráfica, de vómito.

Conte-se em duas penadas. Em Ahmedabad, na Índia, Hitler tem a imagem de um “grande estadista”, um “cavalheiro ocidental”. O facto do ditador nazi ter sido responsável pela destruição de boa parte da Europa e por milhões de mortos,  não beliscou consciências e não se interpôs a uma “boa ideia de negócio”. Pois bem, em Ahmedabad abriu, na semana passada, uma “lifestyle store” com o nome “Hitler”.  “Um homem recto”, segundo Rajesh Shah, um dos proprietários, que se recusa a mudar do nome do estabelecimento, diz com desfaçatez, “ a não ser que seja compensado”.

Apetecia-me usar o vernáculo e o insulto, mas há pessoas tão rasas nem o merecem. Ohmmmmm.

A marca de água que separa um ser humano de um escroque é a dignidade. E essa não há rupias que comprem.

“pensem se isto é um homem
que trabalha no meio do barro,
que não conhece paz,
que luta por um pedaço de pão,
que morre por um sim ou por um não.
Pensem bem se isto é uma mulher,
sem cabelos e sem nome,
sem mais força para lembrar,
vazios os olhos, frio o ventre,
como um sapo no inverno”.

Primo Levi, Se isto é um Homem

13 thoughts on “WTF?

  1. Há bem pouco tempo havia em Lisboa uma discoteca chamada Mao. Não me lembro de ter lido nada que se parecesse com a sua indignação.

    (Não devia ser preciso, mas peço-lhe que não tome isto como uma defesa de Hitler, claro).

    Gostar

    1. Caro Luís,

      Desconhecia a existência de tal discoteca em Lisboa.
      Indigno-me com a utilização comercial de nomes de canalhas como Hitler, Estaline, Mao ou o “Querido Líder”. Usurjo-me contra a banalização do mal, do sofrimento, da indignidade, e sobretudo contra a falta de memória histórica.
      O ” nie wieder” assenta em manter-se viva a chama da memória.

      Gostar

      1. O meu ponto, naturalmente, cara Helena, é a assimetria de tratamentos: Hitler mau, Mao (sem jogo de palavras), Estaline, Lenine, Pol Pot, dinastia Kim que se lixe.

        A sua resposta confirma a minha perspectiva: um tipo abre uma loja chamada Hitler nos confins da Índia e V. sabe; em Lisboa, uma discoteca chamada Mao passa-lhe despercebida.

        Partilho a sua opinião em relação a Hitler; e espero, sentado porque sou velho e estou cansado, que os media comecem a noticiar a banalização do outro mal.

        Gostar

    1. Não ajuda, helena. acabo de ver no Monde online uma notícia sobre a loja Hitler. Alguma vez viu em algum media uma notícia sobre um negócio, qualquer que ele seja, chamado Mao, ou Estaline, ou Lenine? Eu nunca vi.

      (Isto dito, também não vivo em Lisboa.)

      Gostar

  2. Parece-me que a solução não é obrigar os donos a mudar o nome da loja mas sim não a frequentar.
    Mas é realmente de se ficar estupefacto com a insensatez, parvoíce, ignorância, casmurrice, eu sei lá? de que sofrem estas pessoas.

    Gostar

  3. Em Aveiro há uma loja chamada Mao Mao, no Mercado Negro, um local in da cidade. Não me faz impressão nenhuma, é verdade, acho que até lá entrei. E já me mete mais confusão uma chamada Hitler (e as justificações tolas do proprietário). A culpa desta diferença? O cinema, os media, o facto de Hitler ter matado no centro da Europa e o outro lá longe, quem se interessa por vidas chinesas, são tantos, afinal. Esta ironia final serve para dizer que a nossa visão é muito trabalhada por anos de educação e media na Europa. Que constrói ou destrói preconceitos e ideias.E isto dava pano para mangas. Até me deu uma ideia para desenvolver no meu AE (blog) assim que me debruçar sobre isso com mais disponibilidade. Sem julgamentos mas apenas reflexões. Que valerão o que valem.

    Gostar

Deixe uma Resposta

