No book, no sex

O amor pelos livros exprime-se às vezes de maneira inesperada : andava eu a pesquisar sobre as relações polaco-germânicas quando deparei no Google com resultados que nada tinham a ver com objecto da consulta. Um deles prendeu-me a atenção. Tratava-se de uma campanha de incentivo à leitura na Polónia. Neste país vizinho da Alemanha apenas 44 por cento da população leu um livro no ano passado (incluindo álbuns, dicionários e livros de culinária).O mais chocante é que a estatística indica que 20 por cento dos polacos com um curso superior não tinham lido um único livro nos últimos anos. Face a esta desolação lançou-se uma campanha com um cartaz, digamos, curioso: duas loiras seminuas, estão de livro aberto sobre a cama e ameaçam: “Se não lês, não vou para a cama contigo.”

Quanto a vocês não sei, mas eu, que gosto de ler na cama, de ser uma viajante sem mapas no itinerário imprevisto dos livros, de procurar harmonias secretas, amores possíveis, felizes, impossíveis, esbirros e poetas, desolação e beleza, o espião perfeito, ao correr da páginas, simpatizo com a campanha. Até para se ter bom sexo é preciso bom gosto. Sabem do que estou a falar. Se não sabem, tenho muita pena. Só lamento que não haja uma versão masculina do cartaz.

“Vejo-te ler. Devoravas os livros, com as mãos, com os olhos, com o teu corpo. Adormecia em cima deles, na praia, na cama, no sofá, sublinháva-los, acrescentava frases, exclamações. Lias tudo… (…) Tinhas pressa de recuperar o Tolstoi, o Cervantes e o Proust que não te haviam dado a ler na juventude.”
Inês Pedrosa, in Fazes-me falta


One thought on “No book, no sex

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s