O Falcão e o Abutre

Fotografia de Veríssimo Dias

Há uma fábula antiga que se conta aos meninos guineenses para lhes ensinar a dureza da vida. É a estória do Abutre e do Falcão. Ambas as aves, esfomeadas, estão no alto de um poilão seco, aguardando por alimento que sabem que não existe. Das duas apenas umas sobreviverá, comendo a outra. “Vais comer-me”, diz o Falcão. “Jamais faria isso”, contrapõe o Abutre indignado, “nós não matamos para comer. Isso fazem vocês”. A dado momento o Falcão resolve, levantar voo, mas colide com outra árvore. Cai, morto, no chão. O abutre não é um pássaro ignorante.

 Lembrei-me deste conto ao pensar na situação que vive na Guiné-Bissau. Em 2001, numa extraordinária reportagem publicada no jornal Público, esse analista fino da realidade guineense que é Pedro Rosa Mendes, escrevia “hoje, na Guiné, há paz mas não há sossego. Há Governo mas não há Estado. Há Presidente mas não há mão. Há ambições mas não há escrúpulos. Há violência mas não há denúncia. Há armas mas não têm (só um) comandante. Há tensões mas não há controlo”.  Não mudaria uma linha.

Hoje na Guiné a mobilidade social continua a ser total, da Presidência e do Governo passa-se para a prisão, sendo o inverso também válido. Quem manda hoje, não mandará provavelmente amanhã. E no meio de toda esta loucura o Governo de transição para coisa nenhuma começa a preparar novas eleições para Maio de 2013, enquanto nas Nações Unidas o Governo de jure, apoiado pela diplomacia portuguesa – que se tem portado exemplarmente – exige o retorno à normalidade constitucional. O Falcão e o Abutre olham-se nos olhos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s