Que se lixe o lixo?

Fotografia de Pieter Hugo em Agbogbloshie

Já ouviu falar em Agbogbloshie? Provavelmente não. É um dos maiores slums africanos nos subúrbios de Accra, a capital do Gana. Chamam-lhe Sodoma e Gomorra. Lembra o cenário de um filme de Hollywood. Anárquico. Pós-apocalipse.

Em Agbogbloshie vivem cerca de 40 mil pessoas. As nossas vítimas colaterais. Sim. As minhas e as suas. Para o caso de termos esquecido as consequências nosso consumo desenfreado de produtos electrónicos Agbogbloshie, o maior depósito mundial de e-waste ilustra-o de uma forma violenta. Há muito que a dignidade foi daqui banida.

Por ano o Ocidente produzem 50 milhões de toneladas de lixo electrónico. Menos de metade é devidamente reciclada.

Disfarçado de ajuda ao desenvolvimento o lixo electrónico de países ocidentais, a Alemanha incluída, é exportado para o Gana e outros países africanos. Supostamente para combater o digital divide. Na realidade, os computadores, televisões, telemóveis são esventrados e queimados a céu aberto para deles se extrair cobre e outros metais. As consequências para a saúde humana  do batalhão dos que vivem do lixo e para o meio ambiente são inimagináveis. Quando pegamos nos nossos iPhones lembramo-nos destas existências?

Tudo isto está contado num documentário de David Fedele ou nas magníficas fotografias do sul-africano Pieter Hugo. Olhar é uma escolha.

Anúncios

2 thoughts on “Que se lixe o lixo?

  1. Texto choque sobre uma realidade que abordei – a do lixo que é levado para África – quando dei o ambiente ao 11º ano agora no terceiro período… Vou partilhar no meu FB para que os alunos o possam ler. Vai sempre a tempo porque este tema não se esgota na escola – infelizmente.

    Gostar

  2. A televisão alemã já mostrou também em documentários esta desgraça. Apesar da Alemanha ser dos países que mais recicla, muito lixo electrónico embarca em Hamburgo e é “exportado” para África, onde depois tem o fim que relata no post 😦

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s