Grave, muito grave

Os partidos da oposição guineense e o Comando Militar que protagonizou um golpe de Estado assinaram hoje em Bissau um acordo que dissolve a Assembleia Nacional e cria um Conselho de Transição para marcar eleições simultâneas num prazo de dois anos.

Horas antes Carlos Gomes Júnior foi acusado pelo “movimento da oposição” de “traição à Pátria”.

Vivem-se horas dramáticas em Bissau. O medo e a intimição instalaram-se. Quo vadis Guiné?

PS -Logo que possível voltarei a este tema

Anúncios

2 thoughts on “Grave, muito grave

  1. Na Guiné até agora a democracia nao existiu. A oposicao é feita com a ajuda dos amigos que estao nas forcas armadas. Na minha opiniao existe na Guiné um fenomeno que ainda nao foi aprofundado o sufeciente.
    É que o conceito de organizacao politica e estrutura de estado de um pais deve estar adaptado á cultura do povo, é forma de pensar desse povo e só assim vai ser aceite pelo mesmo. A Guiné é um pais com uma historia de tribos em que ainda se acredita que o poder é conquistado pela forca. Seria importante estudar esse pais e criar um misto em que todos aceitassem as decisoes do povo pelo voto. Um pais em que as lutas devidas á origem da raca acabassem. Um pais onde se vivesse uma democracia guineense e que permitisse que o pais saisse da miseria e caos onde se encontra. Quem sofre é o povo.
    Esperemos que Jose Ramos Horta consiga ajudar esta gente.

    Gostar

    1. O fenómeno guineense, Rui, está devidamente estudado – tribalismo, estruturas de poder, etc – o problema maior na minha opinião é os próprios guineenses entenderam a mecânica da democracia , mas não a sua essência. Democracia não significa apenas organizar eleiçoes. A comunidade internacional (incluindo Portugal) também nunca teve um interesse genuíno na Guiné. Na minha perspectiva só com uma força de estabilização à imagem do que aconteceu em Timor é que a Guiné chegaria à paz interna ( e claro através da responsabilização criminal dos envolvidos em todos os golpes e acçoes violentas).

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s