Uma demissão que peca pelo atraso

O pedido de levantamento da imunidade do Presidente da República alemão, feito na quinta-feira pelo Ministério Público de Hannover, foi a última peça de um dominó há muito em desiquilíbrio. A posição de Christian Wulff tornou-se insultentável e ele fez o o óbvio demitir-se para não manchar a dignidade do cargo mais alto da Nação. Um passo que peca pelo atraso. O cargo de Presidente, que na Alemanha não tem peso político e  é uma instância moral, não se coaduna com a suspeição de corrupção.

Em todo este caso a  há três coisas a reter: a independência do jornalismo alemão que não se deixou silenciar ( sejam eles meios privados ou públicos), a independência da justiça alemã,  como exemplarmente salientou hoje Angela Merkel, “uma das forças do  Estado de Direito alemão  é que trata todos por igual” e o saber que a ética, apesar de alguns torções, ainda é a coluna dorsal deste país.

Se há muitos que por aí se declaram orgulhosos em ser “gregos”, pois eu apesar de me chamar Helena, hoje sinto-me orgulhosamente “alemã”.

Anúncios

2 thoughts on “Uma demissão que peca pelo atraso

  1. a independência do jornalismo alemão

    Em 1991, aquando da primeira Guerra do Golfo (EUA vs. Iraque), eu vivia na Alemanha e ouvia as notícias na rádio alemã (WDR, creio). Nos noticiários eles não davam notícia nenhuma sobre o evoluir da guerra, diziam simplesmente: “no respeitante à Guerra do Golfo, não temos notícias para dar, na medida em que todas as informações que nos chegam são fornecidas pelas partes em conflito e portanto não são fiáveis”.

    Foi há muito tempo, mas eu não me esqueço. Eram jornalistas que não se deixavam intoxicar pela propaganada.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s