Levanta-te e anda

Ligo a televisão portuguesa na SIC Notícias e capitulo. Não há nada mais assolador do que imbecilidade militante. Se há coisa absolutamente previsível nos comentadores portugueses é a sua aversão à chanceler alemã e à Alemanha. O tema dá pano para mangas e o insulto é fácil, copioso e impune. Tenho-me abstido de escrever sobre os disparates que se dizem sobre a Alemanha em Portugal. A bem da minha sanidade mental. Mas isto é demais.

Na SIC Noticias Rúben de Carvalho indignou-se contra o “servilismo português” e a “arrogância alemã”, isto porque o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, “se manteve sentado” a conversar com o seu homólogo ,Vítor Gaspar, enquanto o português estava debruçado. “Schäuble não teve a delicadeza (de se levantar)”. Há aqui um pequeníssimo detalhe: o ministro das Finanças alemão senta-se numa cadeira de rodas desde o atentado que sofreu em 1990.

Haja paciência.

Adenda: No Portugal Profundo chama-se atenção para isto:  “E o host do debate, Mário Crespo, também concorda que a postura de Wolfgang Schäuble é idêntica à de Martin Schülz na sua opinião, de 1-2-2012, sobre as relações entre Portugal e Angola… Razão tinha o próprio Schäuble em recear que a sua paralisia fosse confundida com arrogância…”

Anúncios

14 thoughts on “Levanta-te e anda

  1. E o Ruben de Carvalho é filho do grande António Gedeão, o prof.Rómulo de Carvalho, um dos maiores poetas e cientistas do séc. XX português, infelizmente já falecido. Portugal é um país sem ideias, de forma geral. Mas há alguns pensadores- Eduardo Lourenço, Boaventura Sousa Santos, João Ferreira do Amaral, entre outros- que conseguem fazer passar as suas teses, se bem que de forma muito irregular e mais ou menos marginalizada. Depois temos o ” Eixo do Mal “, com um surpreendente Daniel Oliveira, e o Miguel Sousa Tavares- que acerta quando está nos seus dias…
    Vitor Faro

    Gostar

  2. Se calhar o comentador desconhecia o facto, não? Eu pelo menos desconhecia, e suponho que a grande maioria dos portugueses nunca viu o Sr. Wolfgang até ao video mostrado. Sobre o conteúdo do mesmo tem alguma opinião, ou é irrelevante?

    Gostar

  3. Vasco, é precisamente esse o ponto.

    a) Wolfgang Schäuble anda na política há várias décadas, tendo ocupado alguns dos mais importantes cargos na vida política alemã e sendo com Helmut Kohl o arquitecto da reunificação. Há quase 22 anos que se tornou paraplégico em virtude de um atentado. A sua imagem em cadeira de rodas é comum na imprensa e na televisão portuguesa ( que eu sigo atentamente).Veja-se a título de exemplo o Expresso deste sábado na página 3.

    b) Aquilo que eu espero (e o público em geral também acredito) de um comentador, ainda para mais sendo jornalista, é que esteja muito bem informado acerca daquilo que comenta.

    c) Para que fique claro a pertença partidária de Rúben de Carvalho é-me, neste caso, absolutamente indiferente. Indignar-me-ia da mesma forma se o comentário tivesse vindo da boca de alguém de outro quadrante político.

    d) Tenho uma opinião muito clara sobre o vídeo: não deveria ter sido mostrado. Há normas bem claras em Bruxelas que foram desrespeitadas. Prefigura-se aqui uma quebra de confiança que em nada dignifica o exercício do jornalismo.
    Visto daqui, da Alemanha, o “chicoespertismo” das televisões portuguesas pode sair caro ao país e isso preocupa-me seriamente.

    Gostar

  4. Helena,
    O último ponto deste seu comentário é o mais importante. Quanto às palavras de Ruben de Carvalho, só se surpreende com a falta de nível quem nunca o ouviu falar.

    Gostar

  5. Isto tudo, visto de fora, parece que custa mais. Convém respirar fundo e deixar passar, a bem da saúde própria (bom postal, e também nos seus comentários, obrigado)

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s