O preço do ouro

São setas espetadas na pele dura da realidade. As imagens fixam-se na retina, conferem a dimensão do “real” aos acontecimentos, espicaçam a consciência.

Dirão os mais cínicos, do conforto da suas poltronas e que nunca estiveram perto de uma tragédia, que elas pouca influência têm. Como escreve Susan Sontag ” nomear um inferno não é, naturalmente, dizer alguma coisa sobre como moderar as chamas desse inferno. No entanto, já parece ser bom o facto de dar a conhecer, de ter alargado, o sentido que as pessoas têm de quanto sofrimento existe  no mundo que partilhamos com os outros”.

A Human Rights Watch publica hoje um dossier impressionante sobre as vítimas da exploração do ouro na Nigéria. Em Zamfara, na Nigéria, milhares de crianças  necessitam de tratamento médico imediato, dezenas de aldeias estão contaminadas e quatrocentas crianças foram vítimas de envenenamento por chumbo ligado à extracção do ouro.

Segundo a ONG “Médicos sem Fronteiras”, o número de vítimas poderá   ser  mais elevado do que o estimado até à data, na medida em que apenas se procedeu a um levantamento em algumas aldeias, pois é impossível chegar a todas elas.

A ONG Terra Graphic, fala em milhares de pessoas contaminadas, das quais mais de três mil crianças, com menos de cinco anos, estão em situação de risco.

O envenenamento deve-se à exploração ilegal   e artesanal do ouro.Em muitos locais os rios e os poços  estão poluídos por metais pesados que contaminam os utensílios.

Em risco estão sobretudo os mais novos – na Nigéria há meninos de oito anos a trabalhar nestas minas artesanais-  que têm um sistema imunitário mais frágil. nos menores de 14 anos, uma quantidade excessiva de chumbo no sangue pode, de facto, causar anemia, debilidade muscular e, nos casos mais graves, danos irreversíveis ao cérebro e a morte.

Anúncios

3 thoughts on “O preço do ouro

  1. Diamante de sangue versão ouro. Ainda me lembro do efeito que senti ao sair do cinema…como a futilidade cá em cima me pareceu abjeta… Mas é isso, é sempre melhor falar e mostrar do que nada saber. Pode ser um começo de muita coisa… gotas de água que atenuem o fogo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s