O lado amargo do chocolate

É um veterano com braços musculosos, adestrados pelo esforço. Pela labuta de sol a sol.

Abdul tem dez anos de idade, trabalha na plantação de cacau desde os sete. Nunca provou um chocolate. Embora não traga correntes nos pés, Abdul é um escravo.

A UNICEF estima que nas plantações da Costa do Marfim, o maior exportador mundial de cacau, haja cerca de meio milhão de crianças escravas.

Decorrida uma década sobre assinatura do Protocolo de Harkin-Engel, no qual  as grandes empresas internacionais do sector se comprometeram a pôr um fim ao tráfico de crianças e ao trabalho infantil, um documentário da CNN, jornalismo com “J” maiúsculo, mostra que a promessa ficou por cumprir.

Este incumprimento não pode ser ignorado. Não basta espetar o dedo em direcção à indústria. Como consumidores podemos mais, podemos atingi-la onde dói. Com um pouco de esforço é fácil descobrir na internet os prevaricadores e também os locais de comércio fair trade. Ou será que alguma barra de chocolate vale a vida de uma criança ?

Advertisements

2 thoughts on “O lado amargo do chocolate

  1. Absurdo.Eu sou chocolatra no bom sentido mas posso até perder a vontade de comer chocolate diante de uma atrocidade desta.Meu Deus que horror! O BIs que eu estava comendo voltou! Será possível?

    Gostar

  2. Cruel, revoltante, tocante e inaceitável. Mas é isso também que diz – o nosso consumismo tb a isto leva. Lembrou-me o filme Diamante de Sangue, e a reação imediata que tive quando saí do cinema. Não conseguia olhar para as lojas, as joalharias, e para a nossa/minha futilidade vergonhosa… tudo me meteu…nojo (desculpe a palavra feia).Por isso é tão importante sabermos o que se passa – não chegará, se calhar, mas é preciso que se saiba… Adorei este texto, Helena. Este é o blogue (feminino) que mais humanismo perpassa. ***

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s