Vida intacta

Há um provérbio que diz “quando a memória vai à procura de lenha, traz o feixe que lhe agrada”. Por nada atearia lume ao feixe da esperança: ver a Guiné-Bissau renascer, livre de sobressaltos. Existir vivendo com dignidade. Como  se depois de um turbilhão a vida seguisse intacta.

Quando olho para o lugar onde nasci, anexo  territórios dolorosos às minhas memórias. Este país anárquico põe tudo em proporção.  Um poeta guineense disse: “o camaleão é o professor das cores”. Cansada das suas cores – vermelho revolução, vermelho sangue, verde militar, negro traição, cinzas cinza, branco pó, desesperos de todas tonalidades – a  Guiné decidiu tornar-se um camaleão albino.

Em Bissau, na antiga Praça do Império, hoje Praça dos Heróis da Independência, a ruína do Palácio do Governador parece saída de um romance de Garcia Marquez, ruína a ser reconstruída pelos chineses. No centro da Praça, a  estrela comunista, colocada no topo de  um monumento colonial português, é pouso de abutres. A realidade é a melhor metáfora de  um país onde o vício solitário do poder de uns poucos, fez tantos tantos náufragos.

PS – Por manifesta falta de tempo ou por excesso de crises e conflitos em África, o blog tem estado um pouco abandonado. Melhores dias virão.

Anúncios

3 thoughts on “Vida intacta

  1. O Herman José dizia há bastante tempo que tinha inveja de quem nascera em África, expressando uma nostalgia de um lugar que não o viu nascer ou crescer. Junto-me a ele. Há qualquer coisa em África…naquela paisagem e fauna… Mas ao mesmo tempo, como tem sido devastada. O seu texto é muito tocante.

    Gostar

  2. Qual é o mal de que os abutres pousem no monumento?

    Os abutres são aves inofensivas e muito úteis, que reciclam os animais mortos, evitando que eles permaneçam a apodrecer.

    Ainda bem que os abutres lá estão.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s