A diva dos dez grãozinhos de terra espalhados no meio do mar

A voz de Cabo Verde calou-se aos 70 anos. Traída pelo coração, neste sábado. Morreu a mulher, o balancear sobre os pés descalços, voz impar, as mornas e coladeras da diva dos “dez grãozinhos de terra espalhados no meio do mar,  ficam, não são de Cabo-Verde, mas do mundo.

Foi uma espécie de premonição. A 24 de Setembro de 2010, Cesária Évora,  anunciou  que iria cessar a sua carreira a conselho médico. Nesse mesmo dia foi internada na sequência de mais um acidente vascular cerebral. A morte levou-a pela alvorada, na sua ilha natal São Vicente. “Insuficiência cardio-respiratória e tensão cardíaca elevada”, constava no relatório médico.

Quem viu Cesária actuar ao vivo lembra-se do corpo volumoso, ondulando lentamente, apoiando nos pés sempre nús. O que lhe valeu o cognome, dado pelos franceses, que a descobriram para o mundo, de “diva dos pés descalços”.

Quem viu Cesária actuar ao vivo recorda sobretudo a  voz de um timbre inigualável, a calma profunda e melancólica que emanava das suas canções, fossem elas mornas ou coladeras.

Desses palcos do Mindelo para os do mundo,  escreve o jornal cabo-verdiano “Expresso das Ilhas”, “perdeu as contas aos carimbos no passaporte mas, não perdeu a simplicidade que lhe era característica na forma de falar, de lidar com as pessoas, sem cerimónias sem decoros exagerados, simplesmente a Cize. Uma Diva que gostava de anéis de ouro, de ter as unhas sempre arranjadas mas, que nunca gostou de sapatos e talvez por isso tenha mantido os pés bem assentes na terra, apesar da sua grandiosidade e reconhecimento pelos vários cantos e recantos do mundo por onde já andou.”

Apagaram-se os brilhos, desligaram-se os microfones, fecharam-se as cortinas. Fica a “sôdade”.

Adptado de um trabalho meu para a DW


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s