Sabor a Natal

Ofereceram-me uma preciosidade. Duas abóboras gilas. Daquelas que se partem atirando-se ao chão. E que com açúcar, canela, amêndoa torrada, colher de pau e carinho se transformam em doce. Autêntico. Com fiapos a saracotear-se na ponta da língua, condimentando a lembrança. Na página já marcada pela viagem dos dedos leio a receita, espantando esse intruso que é o tempo. Volto a ser menina gulosa, queimando a língua no doce quente.

A tradição dos natais portugueses da minha infância foi sendo completada com sabores, cores de outros países, outros continentes. Os presépios na sala, que entregam sentido ao Natal, têm um menino-deus negro, um Jesus menino de Praga, outro que trouxe de Jerusalém. A banda sonora é alemã, norte-americana, às vezes francesa e também angolana.

Tento educar as minhas filhas a serem de várias culturas e continentes. Dar-lhes a saborear outras geografias, outras formas de explicar o mundo. Mas, gostava também de lhes deixar uma página portuguesa, que lhes dê um claro vínculo com a sua parte da origem. Ambiciono bordar-lhes memórias que sejam mais do que a horda de parentes que fala o linguajar doce do Norte de Portugal ou o português arredondado da Madeira ou os dias encantados das férias. A ternura, a paciência e a persistência da avó, que apanha o avião para vir tomar conta das netas, sempre que viajo, com a serenidade de quem vai ali ao virar da esquina, tem feito o resto.

Talvez um dia ao repetirem o ritual sagrado de fazer o portuguesíssimo doce de gila, as minhas filhas, estejam em que parte do mundo estiverem, se lembrem da mãe desalinhada, de avental posto, rosto rubro e lábios lambuzados. E desses momentos plenos, felizes que passamos juntas em volta do fogão.

Anúncios

2 thoughts on “Sabor a Natal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s