Alguém que me diga como se diz estúpido em arábe

Para o caso de nos termos esquecido o que significa ser-se mulher na Arábia Saudita – um reino de machos fanáticos, obcecados por reduzir as mulheres a um limbo, controlando-lhes os movimentos e a inteligência, cobrindo-lhes a beleza, emparedando-as vivas sob tecidos negros, negando-lhes o prazer e o menor sopro de autodeterminação – um relatório de um ex-professor da Universidade Rei Fahd em Dhahran ilustra-o de uma forma brutal.

Kamal Subhi, que preparou este documento para o Conselho da Shura, adverte: “se deixarmos as mulheres conduzir dentro de dez anos não haverá mais virgens”. E esta não é a única profecia grotesca. “Permitir que as mulheres dirijam significaria um aumento da prostituição, da pornografia, da homossexualidade e do divórcio”. É de ficar com os olhos abertos de espanto.

Há meses que o mais misógino pais do mundo debate a proibição das mulheres conduzirem. Em Setembro, Schajma Dschastania, foi condenada a dez chicotadas por ter sido apanhada ao volante. Quiseram fazer dela um exemplo contra a sublevação. A sentença não chegaria a ser cumprida, o Rei Abdullah cedeu à pressão internacional e amnistiou a jovem mulher.

Anúncios

One thought on “Alguém que me diga como se diz estúpido em arábe

  1. Majnun que dizer maluco.
    Existe também uma fatwa burlesca “Ezzat Attiya, eminente clérigo egípcio, ex-responsável pelo departamento de hadiths(tradição oral que conta os feitos e as palavras do profeta Maomé) da Universidade al-Azhar, a maior do Cairo. No passado escreveu uma fatwa(decreto religioso) para obviar o facto de uma mulher não puder estar numa sala sozinha com um homem que não lhe seja familiar(pai, irmão, marido, tio) e por consequência não puder trabalhar fora do ambiente familiar. Defendia então, baseado neste hadith que a mulher deveria amamentar o tal desconhecido, criando com ele, uma relação familiar, para que possam estar no mesmo compartimento, sozinhos.”
    http://txticulos.wordpress.com/2010/11/02/pelas-barbas-do-profeta/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s