Que será feito de Rosita ?

Rosita é uma imagem, som de pás de helicóptero, cheiro a mafureira e lama. Notícia que se fez ficção, personagem literária.

Flashback. Em 2000, quando os rios de Moçambique incharam e as “nuvens pesavam como se feitas de lama”, o Hotel Polana era a base de jornalistas internacionais disputando o banquete da tragédia.

Através da televisão o mundo inteiro assiste às imagens da teimosia dos vivos, aos milhares em cima de derradeiros telhados esperando as máquinas voadoras. Nesta paisagem submersa, onde tudo era torrente e lama, Rosita nascia no cimo de uma mafureira em Mundiane, árvore-maternidade, testemunho de uma vontade indomável de dar vida, de chegar à vida, mesmo no meio de um dilúvio apocalíptico.

Nenecando na capulana da mãe, Rosita ergueu-se nos céus e teve como primeiro berço o helicóptero da Força Aérea sul africana. A beleza daquela imagem, a coragem daquela mãe, foi ponte entre o desespero e a esperança. De todos os continentes chegou auxílio para Moçambique. Afecto que refez a esperança.

“Olhei a menina, meus olhos se acertaram. A menina parecia chorar. Mas não se escutava, tudo era abafado pelos motores. Sofia Pedro pegou na menina e a colocou junto ao peito. A voz estreitinha de Rosita foi crescendo, sobrepondo-se aos motores do helicópteros. Tudo se amaciou dentro de mim, uma inundação me afogando o coração. E, de novo, me vi em nuvem, flutuando como um navio. Eu viajava, junto com os meus, para esse lado onde meu boi pastava o matinal orvalho sobre os campos. Sim, nesse destino, haveria terra. E outra vez, o território da vida. E Rosita já nascia em mim.”

Mia Couto in Rosita

PS – A última vez que ouvi falar na Rosita foi em 2010, quando completou 10 anos de idade, através de uma reportagem da BBC. Rosita frequentava a escola e dizia querer ser “Presidente da República”. Lembrei-me dela hoje quando editava um artigo sobre os riscos das alterações climáticas para o continente africano. Moçambique surge no topo da lista.

Deixe uma Resposta

