9 de Novembro

No calendário histórico alemão o 9 de Novembro tem muitos significados. Foi o dia em que o social-democrata  Phillip Scheidemann, em 1918, proclamou, a partir de uma varanda do Reichstag em Berlim,  a República. “A monarquia essa coisa velha e podre desmoronou-se. Viva o novo. Viva a república alemã “.

A jovem república germânica viveu anos conturbados e a 9 de Novembro de 1923 os nacionais-socialistas fizeram uma tentativa de putscht. À frente do movimento encontrava-se Adolf Hitler, que dez anos mais tarde se tornaria chanceler da Alemanha e escreveria o capítulo mais negro do século XX: a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Antes do extermínio industrial dos judeus europeus, 9 de Novembro instituir-se-ia como um sombrio “ensaio geral” da catástrofe.  Adolf Hitler fez do genocídio programa político.”Ich werde sie vernichten !”

 Na noite de 9 para 10 de Novembro de 1938, a Reichskristallnacht, 190 sinagogas por toda a Alemanha seriam incendiadas, 8 mil lojas judaicas foram destruídas e pilhadas. Cem pessoas foram assassinadas e 26 mil transportadas para os campos de concentração de Buchenwald, Dachau e Sachsenhausen.

Não podia ser maior o contraste entre o 9 de Novembro de 1938 e o 9 de Novembro de 1989. Nessa noite o  Muro caiu. Uma cicatriz de betão de 155 quilómetros de comprimento com 28 anos, 2 meses e 27 dias de vida desmorona-se, pondo fim à divisão da Alemanha e da Europa.

A festa de rua dos berlinenses naquela noite gélida, foi seguida com estupefacção nas televisões de todo o mundo. Ninguém previu que de 1989 a 1991 a revolução se espalharia como uma labareda com o efeito de desmantelar o socialismo soviético. Como a tomada da Bastilha, dois séculos antes, a queda do Muro mudaria a face do mundo. Acabava o século XX e nascia a nova Europa.

PS- Hoje em Speyer, cidade onde a vida judaica é milenar, será inaugurada uma nova sinagoga.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s