Cool, wild, judeu e alemão

Sete milhões de pessoas já o percorreram. Talvez para tentar entender como terá sido possível, talvez para se identificar com as vítimas, desabstratizá-las, encontrar nelas um ser humano igual a qualquer um de nós. Inscreve-las consciência.

 No Museu Judaico de Berlim, concebido pelo arquitecto Daniel Libeskind, que completou ontem dez anos, não se contam histórias: desafiam-nos antes a tentar sentir o que poderão ter sentido os judeus alemães. E a olhar de frente o horror estado puro. Quase que se sente o cheiro a urina, a suor, a fome, o medo, a humilhação e o estar-se comprimido num vagão de gado.

O desafio do Museu Juadico é tão audacioso – a arquitectura é vertiginosa, cruzando os destinos diferentes do povo judaico, da emigração, da fuga, ao Holocausto – como perturbante.

Desenganem-se aqueles que esperam encontrar “apenas” um Museu do Holocausto.  Ao sair do Museu Judaico de Berlim , sai-se tendo aprendido infinitas coisas sobre as tradições judaicas, que vão além da terrível ruptura da civilização que o nacional-socialismo representou. A complexidade dos dois mil anos de história judaica na Alemanha é apresentada sem nenhum tom acusatório, sem juízos de valor e com frequência com um toque de humor. Respeitando o carácter único do genocídio, olha-se aqui para o futuro. Dos judeus e dos judeus alemães na Alemanha.

Hoje a comunidade judaica de Berlim é aquela que está a crescer mais rapidamente a nível mundial. Músicos, escritores, artistas, estudantes universitários vindos de Israel, dos Estados Unidos, da Rússia juntam-se aos judeus alemães e querem viver a sua própria história numa cidade que é cool, barata, wild, tolerante, democrática. Onde o medo, a supressão da razão e da vontade são fantasmas e ser-se judeu é tão normal como beber uma cerveja numa esplanada à beira do Spree. Deliciosamente normal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s