Errata

O mundo devia ter uma errata que pedisse desculpa.

Estou na África das fotografias de Sebastião Salgado. A África de uma beleza majestosa, única, e de uma crueldade insuportáveis. Corta como faca afiada fruta madura.

Entrando de torrente pela porta da rádio comunitária, em Rehoboth, onde estou a trabalhar, a realidade ganha consistência. Não cabe no postal, nem vem nos guias turísticos. Ouço histórias de corrupção, de alcoolismo, de bebés despejados em lixeiras, de mulheres infectadas com HIV esterilizadas sem consentimento em hospitais públicos. Histórias dos que se demitiram da vida ou dela foram demitidos.

Ali perto da Bahnhof Street, no campo de futebol da escola, de terra vermelha e pedra, vejo meninos com o fôlego descompassado a jogar à bola, de pés descalços, vestidos de sonhos. Mesmo que o dia sufoque, os minutos em que são heróis do futebol fazem esquecer outros sufocos.

A Live FM 90.3 é uma errata. É uma rádio de portas abertas. Literalmente. Ninguém é retido na fronteira do umbral. A porta de vidros amarelos não tem fechadura. Apenas uma maçaneta, que passa de voluntário para voluntário à medida que se sucedem os turnos ao microfone. Durante todo o dia há um vai e vem de pessoas. Pedaços de papel, manuscritos, são entregues ao moderador. Há quem procure emprego, quem ofereça uma vaga, quem anuncie um serviço religioso. A fé é o luxo dos pobres. Há quem entre só para conversar ou ler o jornal do dia, sempre com a emissão a decorrer, ou quem venha entregar um documento perdido. Há sorrisos e expressões de alegria e mostras de dignidade. Apesar da dureza da vida.

Anúncios

3 thoughts on “Errata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s