Sustos…

 1. Em Berlim vive-se uma situação deveras curiosa. Um “não-partido” de geeks, chamado os   Piratas, que ganhou os seus galões a defender a liberalização das drogas leves, a privatização da religião, a proibição da videovigilância policial e o fim dos direitos autorais tomou de assalto a Rotes Rathaus. Foi o verdadeiro vencedor da noite eleitoral e colocou todos os membros da sua lista, 15, no Parlamento regional. Metade deles tem menos de trinta anos e apesar de saber mexer bem num computador e não tem a menor noção de política, de finanças ou de economia.

Constato apenas que há um efeito útil neste voto de protesto dos eleitores berlinenses: o de acordar os restantes partidos ditos “estabelecidos”. Para a chanceler e particularmente para o cadáver em que se tornou o partido liberal a noite foi calamitosa o que nada de bom augura na coligação governamental, que aliás entrou em processo suicidário… A Europa que vá pondo as barbas de molho.

 2. Sabe qual é o segundo país no mundo, a seguir ao Afeganistão, onde se regista, segundo dados do Banco Mundial, a maior taxa de mortalidade infantil entre crianças com menos de cinco anos? Dou-lhe uma pista: começa por “a” e a língua oficial é o português… Deixemo-nos de meias palavras ou de pudores politicamente correctos: este índice é uma tragédia vergonhosa. Diria mesmo obscena. Ofende-me que para garantir negócios ou as “relações bilaterais” com Angola seja preciso ser-se conivente a solidão e olhar devastado daqueles meninos.

Anúncios

2 thoughts on “Sustos…

  1. A avaliar pelas propostas dos Piratas aqui detalhadas, eu diria que esse partido surge precisamente para substituir o partido liberal agora transformado em cadáver. Porque essas propostas são, precisamente, liberais, nada mais que isso.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s