A minha nova-velha máquina de escrever

Descobria-a por mero acaso, no domingo, numa feira de antiguidades em Lommel. É inacreditável a variedade de coisas que lá se pode encontrar. Cedi ao capricho. Cada gazela tem o seu leão.

Ao vê-la foi impossível não pensar em George Orwell ou em Margaret Mitchell. Imaginei-os concentrados. Tic-tic-tic-tic. Tecla a tecla, folha a folha, emprestando corpo a uma imprecisa e longínqua voz. Foi numa Remington, em segunda mão, que Mitchell escreveu Gone With Wind e respondeu a inúmeras cartas. 1984 saiu das teclas de uma Remington.

Troquei quarenta euros por uma ilusão. A de que a minha belíssima nova-antiga Remington, que sobreviveu a duas guerras, tenha assistido a casos de amor, episódios dramáticos, ciúmes e desforras que atravessam gerações. Apenas um pequeno senão se interpõe neste sonho romântico: se ela tiver servido num escritório, boring, boring, e dele passado para o sótão?

Prefiro quedar-me pela ilusão.

Advertisements

4 thoughts on “A minha nova-velha máquina de escrever

  1. Muito mais graça tinha a minha antiga (já a deitei fora) máquina de escrever, que tinha sido fabricada na República Democrática Alemã. E era de excelente qualidade.
    Já agora, outro produto que eu cheguei a ter da antiga DDR foi um dicionário em dois volumes, um português-alemão e outro alemão-português, produzido pela escola de linguistas de Leipzig, e que era infinitamente melhor (sobretudo em matéria de expressões idiomáticas) do que o dicionário da Langenscheidt.

    Gostar

  2. Luís, não vou discutir gostos. Agora factos sim. A Remington é (era) a referência em termos de máquinas de escrever. É graças a ela que surgiram as máquinas de escrever portáteis. Também certas funções que temos nos nossos modernos computadores ( o shift por exemplo)foram introduzidas em 1920 pela Remington.
    É uma que tenha deitado a sua máquina fora.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s