Indiscretamente, discreto

Tenho um conhecido, um quase-amigo, que é espião. Reparei de imediato nele. Na forma como numa simples small talk vai estrategicamente lançando perguntas, no modo como escuta as conversas. Avaliei-lhe o semblante, o olhar atento, vigiei-lhe o jeito. A curiosidade jornalística pode tornar-se num vício.

Notou que o espiava. Até hoje não sei se fui eu que o desmascarou ou ele que me desmascarou a mim. Um dia contou-me tudo. Aqui, abre-se um mundo de conjecturas. Tudo? Eu não perguntei, ele respondeu. Há momentos que carecemos de contar, mas que não queremos que ninguém escute. Admitiu desconfiar das pessoas em geral, dos jornalistas em particular.

Fizemos um acordo tácito, falamos da amizade dos nossos filhos, da escola, das viagens (algumas). Não falamos de trabalho. Todos temos os nossos segredos. E sinceramente há coisas que não sei se quero saber.

Pensando nele não posso deixar de esboçar um sorriso ao passar os olhos por com um artigo da “Der Spiegel” intitulado “ Indiscretamente, discreto”. Nele se descreve o código de vestuário dos espiões da tenebrosa Stasi, a polícia secreta da ex-RDA. Como é que alguém se veste de forma não dar nas vistas? Para a Stasi a equação é simples: óculos escuros sempre – como se estes não fossem o requisito mais ingénuo em qualquer filme de espionagem – golas levantadas, bonés de pelo ou chapéus.

As imagens desta mascarada grotesca, que até teriam graça não fosse o facto dos disfarces serem usados para vigiar e silenciar de forma eficiente as sementes da dissidência na RDA – podem ser vistas numa exposição em Berlim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s