Merkel, Kohl e a Der Spiegel

Nenhum líder político é eterno. Angela Merkel sabe-o bem. Encostada à parede por uma Alemanha cada vez mais eurocéptica,a chanceler terá de optar entre a peste e a cólera: salvar o euro e arriscar a sobrevivência política ou enterrar a moeda única, o que teria consequências imprevisíveis. A  imprensa tem-lhe feito a vida num inferno.

Cata-vento atentíssimo às agitações da opinião pública a Der Spiegel atribuía, ao ex-chanceler Helmut Kohl a afirmação: “Merkel está a destruir a minha Europa”. Bastaram algumas horas para que um desmentido categórico de Kohl fosse publicado no Bild , “ essas palavras são uma invenção”. Kohl admitiu no entanto “estar preocupado com o futuro da Europa e do euro” e disse que Atenas nunca se deveria ter juntado ao clube da moeda única. “Foi um erro grave”, assim como a flexibilização do PEC, erro “que deve ser atribuído à coligação de Gerhard Schroeder e Joschka Fischer”.

Cega pela sua campanha anti-Merkel – não é a primeira, não será certamente a última-  a Der Spiegel subestimou um factor: o velho patriarca tem muitas contas em aberto com a chanceler, nutre por ela uma inimizade profunda, porém mais profunda que a aversão a Merkel, é aversão que Kohl tem (diga-se em muitos pontos justificada) à Der Spiegel(a última entrevista que concedeu ao semanário foi em 1976 e nunca lhes deu uma entrevista enquanto chanceler). É demasiado profunda e demasiado visceral para deixar passar uma falta de seriedade jornalística deste calibre.


2 thoughts on “Merkel, Kohl e a Der Spiegel

  1. Nos meios de comunicação portugueses vi inúmeras referências à tal suposta frase do sr. Kohl, e nenhuma ao desmentido. Obrigada pela informação, Helena.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s