AK 47 do meu descontentamento

Aeroporto de Maputo-Chegada 2010

Estou de novo de partida para o país que tem uma Kalashnikov na bandeira. Por ter sido essencial na conquista da independência, Moçambique mantém a AK 47 na bandeira, a par de uma enxada e um livro.

Uma angústia assalta-me sempre  quando a olho. Não será uma perversa fabricação de presença? Sinal de um passado que teima em não querer passar?  Não acabaram os fazedores de guerra? Lembro-me das palavras do feiticeiro Zeca Andorinho – personagem de Mia Couto em o Último Voo do Flamingo – ” somos madeira que apanhou chuva, agora não acendemos nem damos sombra. Temos que secar à luz de um sol que ainda há. E esse sol só pode nascer dentro de nós”.

Diz-se que a  América deu a Coca-Cola a Àfrica, e a União Soviética, a Kalashnikov. Como escreve Nuno Milagre “cada uma à sua maneira, adaptaram-se perfeitamente à geografia e ao terreno social e político do continente. Assim chegaram a todo o lado e podemos encontrar exemplares de qualquer uma, seja nas cidades, à porta do shopping da moda, seja no mais remoto local”.

Década após década , a A 47 encontrou nas guerras africanas um mercado inesgotável: das lutas pela independência aos golpes de Estado. Ela é lacaia  do grupo rebelde emergente ou da ditadura musculada. Sem  distinção de credo ou orientação política; resguarda bandidos e seguranças privadas.

Em Moçambique  tentou-se através do projecto “Transformação de Armas em Enxadas” trocar as AK 47 –  e outras armas usadas pelos combatentes da  guerra civil – por ferramentas agrícolas ou de construção civil. Seiscentas  mil armas foram entregues. Algumas delas transformaram-se às mãos de Cristóvão Canhavato num prodigioso trono,que nos projecta para a a última berma do mundo,a guerra. O trono   foi comprado pelo British Museum.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s