Bertha

Mercedes Simplex 40 PS

Quais são as três maiores crises na vida de um homem? Perder a mulher que ama, perder o  emprego e  arranhões na pintura do carro… A relação entre o homem e o automóvel não é apenas uma linha ficcional para incontáveis anedotas, é um terreno fértil para as tensões entre os sexos. Quem é que já não teve uma discussãozinha com o marido/companheiro/mulher/companheira por causa do automóvel? São os jornais esquecidos no banco, os ganchos das miúdas, ou o porta bagagens ocupado por “um monte de inutilidades” , digo eu, “que te podem salvar a pele ”, diz ele ( como se eu conduzisse no Sudão e não na Alemanha …).

 Não importa o papel que o automóvel desempenha nas nossas vidas – um símbolo de status, um meio de locomoção cómodo, o depósito de livros, revistas, restos irreconhecíveis de alimentos, ou a porta de acesso ao Olimpo ( pense-se no Jaguar XJ220 ou no Lamborghini Muira S )  – o carro é um objecto de culto.  Só na Alemanha há quatro excelentes museus dedicados à Faszination Automobil.

 A gramática da história do automóvel tem sido escrita no masculino. Embora isso se afaste da realidade como um barco se afasta da margem. Nascido há 125 anos na Alemanha, where else, mais precisamente, em Baden-Wuerttemberg, o automóvel deve muito a uma pioneira.  Toda a gente fala no legado de Carl Benz ,da sua patente, um marco da história industrial,  e esquece-se de mencionar um dos feitos, talvez o mais importante da história da Mercedes: a viagem inaugural de Bertha Benz.

Muitos  ignoram que Bertha trabalhou ao lado de Carl na oficina, além de ter sido a sua mecenas. E o que poucos sabem também que foi ela que ousou conduzir, em 1888, o automóvel inventado pelo seu marido, durante 106 quilómetros, de Mannheim a Pforzheim, sem estradas adequadas e sem sinalização. Sem Bertha, sem a sua persistência, o seu engenho e uma inabalável confiança o mito Mercedes não existiria.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s