O presente de casamento de Cleópatra

Comprei-o no Verão passado, num impulso, em Berkeley. Além de reportagens avulsas nunca tinha lido nada sobre a Síria. Esta foi a minha estreia. E que estreia. Li-o com a impaciência fácil de quem tem nas mãos um livro bem escrito. Agora com a Síria em convulsão não consigo deixar de pensar naqueles que o (e a) habitam.

Publicado pela primeira vez no Reino Unido em 1997, meses depois de Robert Tewdwr Moss ter sido assassinado em Londres, aos 34 anos. “ Cleopatra’s Wedding Present” é um arquivo íntimo, um livro de viagens pela Síria no início da década de noventa. Escrito de uma forma inteligente, bem-humorada,elegante. Um livro onde o autor correu enormes riscos emocionais e físicos.

Moss não foi um viajante distante, apartado. Dá-nos a conhecer a Síria, que juntamente com a Mesopotâmia foi parte do presente de casamento de Marco António para Cleópatra, ao descrever as suas relações pessoais com os sírios. Revela a confusão do país através das suas amizades e romances. Quando faz amizade com os comerciantes judeus, os barões alemães, os taxistas da Síria, os refugiados palestinianos, os prostitutos árabes, ou os obscuros figurões locais, como Baby Shoes, o homem que o levou para o deserto, para o local onde ocorreu um massacre e onde, juntos, desenterram ossos das vítimas. Um nonsense sírio.

“ Cleopatra’s Wedding Present” é um relato belíssimo de aventuras, puramente pessoais, e um romance que se cruza com a história e revela todas as tragédias do Médio Oriente de uma forma visceral. Moss passeou-se nos souks, apaixonou-se por Jihad, um ex-comando palestiniano, viajou de comboio de Alepo até Lattakia (na que é provavelmente a mais bela viagem que se pode fazer no interior da Síria), conheceu uma muçulmana xiita que, que numa mesquita, lhe mostrou sua cruz de prata, sinal secreto da sua conversão, um acto “que poderia resultar no apedrejamento dela e no meu também… Percebi que por mais que eu amasse o mundo árabe, o meu gosto estava indissoluvelmente ligada ao meu sexo”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s