O corpo do Osama

O que move o terrorismo é um ódio sem limites à sociedade ocidental. Por isso choca-me quando o antiamericanismo cego e primário, turvado por velhos estereótipos, inquina o pensamento racional. Com espanto vou acompanhando um curioso coro de vozes indignadas pela forma como “eles” [os Americanos] despacharam o Bin Laden. Boa parte da sua argumentação assenta numa falácia: a de que a “vingança será sempre injusta” e que a “retaliação só serve para acicatar os fundamentalistas”. Raciocínio que seria justo se o que estivesse em causa se tratasse de uma mera desforra. Não é. O que está em jogo é a sobrevivência do nosso modelo civilizacional ocidental: o de uma sociedade aberta, livres, democrática e justa. O que está em causa é o eles – e uma ideologia totalitária que rejeita sociedades que não obedecem ao seu dogma de “pureza” – ou nós. Deixemo-nos de pruridos politicamente correctos.

Acho que foi José Manuel Fernandes que há dez anos atrás perguntou num editorial do Público “em que outra cidade do mundo, em que outro edifício seria possível matar, com um só ataque, a 11 de Setembro, civis de mais de meia centena de países diferentes, de religiões diferentes, de culturas diferentes, de várias raças”? Metam na cabeça que o que os terroristas não aceitam é precisamente este princípio de convivência das sociedades abertas. Temos uma civilização a defender, que com seus defeitos, é a mais progressista, humana e rica que a Humanidade conheceu. É para ela que olham os tunisinos, os egípcios ou os líbios. Não é para o Afeganistão, nem para o regime dos “estudantes de teologia”.

Para desarticular as redes terroristas é preciso determinação e coragem. A forma de dominar a Medusa é decepá-la e usar a cabeça como arma. Não há plano alternativo. Ou há: uma paisagem desoladora onde se bane a música, o amor, a mulher, a liberdade, a alma. Onde é possível estar-se morto em vida.

Anúncios

One thought on “O corpo do Osama

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s