A Alemanha vista por…

Habitualmente ele não escreve. Toca e canta muito bem, o que já não é pouco. Depois de alguma insistência aceitou o convite para escrever aqui sobre a forma como vê a Alemanha. Minhas senhoras e meus senhores o palco, desculpem o post, é de Manuel Meirinhos dos Galadum Galundaina.

Sempre pensei em todos os países da Europa com latitudes acima da Península Ibérica como povos muito sérios, frios, profissionais, economicamente, industrialmente e socialmente evoluídos, mas ligeiramente limitados no que toca às relações pessoais, diversão, humor, tudo o que os países latinos tem de melhor e do qual ser orgulham.
A Alemanha não era exepção, além da enorme variedade de cervejas e salsichas que produzem, esta era a minha ideia do país. Imaginava também um povo muito homogéneo, tanto a nível cultural, social, económico, como a nível físico, todos altos e loiros, homens entroncados e mulheres volumptuosas. Entretanto, ao longo do tempo fui estabelecendo amizade com vários alemães e conhecidos que trabalham na Alemanha, e sei agora que o conceito que tinha é um bocado errado. Há enorme variedade de estilos, géneros, gostam de se divertir como toda a gente, tem muito boa música, e muito educados. Ou isso ou tive muita sorte nas amizades criadas..
Um caso concreto: quase todos os anos desde 2006 vou com o meu grupo tocar a uma pequena aldeia, Frommern, pertencente a Balingen, Schwaben, e a minha ideia não podia estar mais errada. Talvez por se localizar no sul da Alemanha integre traços latinos, talvez pela fronteira com a Itália, mas é gente extremamente afável, hospitaleira, adoram divertir-se, conviver e conhecer outras gentes, tocar, dançar e beber. Trata-se de um grupo de música e dança tradicional da região, composto por gente de todas as idades, profissões, níveis académicos, e exemplarmente bem organizado, tudo é tratado ao pormenor e nada fica descurado em qualquer área. Em relação aos grupos convidados não falta nada, tudo oferecido por eles, comida dormida, música 24h por dia, e toda a cerveja que conseguirmos beber! Ensinam-nos a sua música e danças, aprendem as nossas, e de todos os grupos que por lá passam.
Algo que me intrigou, por exemplo, é que nas actuações há bilheteira, e não há “borlas” para ninguém, por exemplo os pais de um dos elementos de seu grupo tem de pagar cada um o seu bilhete, as suas bebidas, etc. Quando quando conversei com um amigo sobre isso – em Portugal não é nada disto..- ele simplesmente respondeu: “Pois, por isso é que a Alemanha não está em crise…”

Dentro de 15 dias estaremos de novo nessa região, noutro festival que eles organizam, e estou muito contente por regressar. Talvez se trate de uma pequena ilha cultural, social, com um espírito especial, devido a tantos grupos de países diferentes se encontrarem todos nesse grande casarão, não sei ao certo, mas tenho um grande respeito e admiração por eles, e sempre que lá vamos regressamos a casa cheios de cultura, conhecimento de novos/outros métodos que podemos aplicar nos nossos contextos, e felizes por ter amigos assim.

3 thoughts on “A Alemanha vista por…

  1. O meu conhecimento é muito mais superficial, mas também tenho a melhor impressão dos alemães na Alemanha: um povo educado e acolhedor. A oferta cultural é fantástica, claro.
    A primeira vez que fui à Alemanha foi uma surpresa extraordinária, porque até então os alemães que conhecera fora tinham-me marcado como arrogantes, e não foi nada disso que lá vi, nessa e em visitas posteriores.

    Gostar

    1. Fico tão feliz por a ouvir dizer (escrever) isso.
      Haverá certamente alemães arrogantes ( como existem narizes empinados noutros povos por esse mundo fora) e pouco simpáticos, mas acredite que quando um alemão se torna amigo de alguém é para a vida, para os bons e maus momentos ( não hesita em arregaçar as mangas para lhe lavar a loiça ou em carregar caixotes para a ajudar numa mudança ). Da oferta cultural nem falo, aqui diz-se na brincadeira que onde estão dois alemães há um coro…

      Gostar

  2. Sim, a diferença é enorme entre o Sul e o Norte da Alemanha e é também apercebida por quem é alemão. Tendo nascido no Norte, quando fui estudar para o Sul nem a língua compreendia. Depois, há o maior catolicismo no Sul, face ao Luteranismo e Evangelismo do Norte e isso faz também uma enorme diferença.
    No resto, acho que atribuímos uma série de estereótipos aos alemães que se desmontam quando os conhecemos melhor.

    Gostar

Deixe uma Resposta

