Dia da Mulher Moçambicana

 

Mulheres moçambicanas retratadas por Ismael Miquidade

7 de Abril é dia da mulher moçambicana, a data da morte de Josina Machel ( a segunda mulher de Samora ). A data poderia ser outra. Pense-se em Celina Simango,  fundadora da Lifemo, a organização feminina que precedeu o Destacamento Feminino da Frelimo e, claro, a Organização da Mulher Moçambicana simbolizada por Josina Machel.O problema é que se  sabe que Celina foi fuzilada, mas se  ignora a data. Problema ainda maior, é em Moçambique só é heroí quem a Frelimo quer.

A todas a mulheres de Moçambique, a todas as heroínas sem rosto, a todas as minhas amigas aí, deixo parte de  um poema de Noémia de Sousa

Nas noites frias,

sem batuques, sem lua,

as estrelas continuaram brilhando insensíveis,

através da cacimba, suspensas dos postes da rua.

Minha consolação

Minha Mãe silenciosa oferecendo-me suas costas nuas,

mornas como o sol de inverno…

Minha Mãe vencendo a cacimba e a humilhação,

para me vir belekar

humilde e sofredora, com as suas tocantes canções de acalentar!

 

PS-Obrigada a Carlos Serra .

5 thoughts on “Dia da Mulher Moçambicana

  1. É desta forma que a Frelimo pretende manter-se no poder… Já fizeram a lavagem cerebral as massas desinformadas, e resumem as heroinas apenas em Josian Machel… E as outras de ontem e de hoje? Onde estão acantonadas?
    Pouca vergonha…
    Outra coisa: A foto ai do meu preferido fotojornalista vou usar, se ele me permitir, para falar sobre as heroinas anonimas de todos os dias. Já o Contraste da Marta fala sobre uma parte delas: as mukheristas!
    bjao!

    Gostar

  2. Olá MULHERES moçambicanas…portuguesas…enfim… MULHERES
    Comemorei este dia na companhia de mulheres moçambicanas e portuguesas (alguns homens estiveram presentes para nos homenagear) com um belo jantar à moçambicana… Que bem que soube!!!! Foi-nos oferecida uma serenata cantada e falada por um homem com o dom da palavra.

    Gostar

    1. sou braileira,estou em moçambique por alguns meses,sou missionária evangëlica a servíço do REI JESUS,habito na Matola e congrego na assembléia de deus na Texlon.Sou professora, quero confessar a minha alegria em conhecer um pouco sobre a importante participação da mulher na luta contra o colonialismo e a independencia de moçambique.vejo-as guerreiras,valentes,heroínas neste contexto.
      fiquei admirada com o partido FRELIMO ,pela decencia, elegancia e o carinho que nutre pelas mulheres moçambicanas,fazendo com que elas tenham vez,voto e voz.parabens moçambique, parabens frelimo-sou uma brasileira orgulhosa de você,parabens mulheres moçambicanas, meu carinhoso abraço.
      edla almeida moreira de assis.

      Gostar

  3. Creio eu que graças a mulher vivemos hoje. a guerra matou a maior parte do povo moçambicano. a figura da mulher não está somente intalada na heroina armada como a política moçambicana pretende debruçar pois abrange um leque na história da humanidade tanto moçambicana como a terra inteira. a descendência, educação, o segredo da vida, o paraíso da pessoa humana estâo sob a figura da mulher. Por isso ao chorarmos dizemos sempre mãe mesmo crescer sem ter visto a sua mãe mas ao chorar sempre dirá mãe- Albertino Khinguilosse Chicabula, Tete Moçambique

    Gostar

Deixe uma Resposta

