A voz do dono

Há muito, muito tempo, ainda a moeda única não era nascida um ministro das Finanças alemão – Theo Waigel – disse: “ Der Euro sprichst deutsch!”. Os factos – e os desvarios de várias nações do velho continente – encarregaram-se de desmentir o arquitecto do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Agora com o euro à beira do precipício, Berlim quer que este reaprenda a falar alemão. Só assim se assegura o happy end da história.

A lógica da chanceler, Angela Merkel, é simples: se nos temos de responsabilizar pelos nossos vizinhos, com o nosso próprio dinheiro, então temos de ter igualmente uma palavra a dizer sobre como é gasto. Isso significa, em particular, um aumento de pressão sobre os não cumpridores de toda a União Europeia. A França terá subir a sua idade da reforma. A Espanha terá de abandonar a indexação dos salários à inflação e a Itália sujeitar-se-á a reduzir o défice. Poderá haver circulação de impostos, talvez até penalizações automáticas para a ineficiência e um limite da dívida, tal como consta na Constituição alemã.

Como nota o Die Zeit, “parece uma utopia, mas não é. É que os outros governos também tiraram as suas lições do ano passado. A cultura alemã de estabilidade está a conquistar novas conversões por toda a Europa. Em Paris, porque se reconhece que a França deve assumir responsabilidades pelos países em crise. Em Madrid, porque se teme vivamente que o país vá à bancarrota. Em Dublin, porque todos percebem como estão a pagar pelos erros do Governo de Brian Cowen. E em Bruxelas, porque já há muito que aí prevalece o pensamento alemão, mais do que é geralmente admitido”. Was es sein muss, muss eben sein.

 PS – Fiquem descansados os comentadores e bloguistas portugueses que ninguém os vai pôr a comer Sauerkraut e Currywurst, nem a ler, o que aliás é uma pena, Goethe e Schiller. Mas vão ter que gramar a senhora Merkel. Acrescento: e ainda bem.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s