Notas breves da Polónia

 

1. Gosta de eléctricos? Já ouviu falar dos eléctricos de Varsóvia? Anacrónicos, omnipresentes e encantadores? Tem 8 mil a 10 mil zlotys, mais ou menos 2 mil euros disponíveis? Então poderá comprar um eléctrico, com alma, em Varsóvia ou em Poznan. A oferta está se a revelar tão popular que até já existe uma lista de espera. Só a capital polaca, que está a modernizar os seus transportes públicos, tem cerca de 600 eléctricos para vender.

 2. Por falar em Poznan, o histórico Warta Poznan, está a dar que falar. E é não pelo futebol. Fundado em 1912, tem dois títulos da primeira divisão no seu currículo: 1929 e 1947. Desceu de divisão em 2006 e desde então disputa a segunda divisão polaca, estando no finalzinho da tabela. Porquê então as manchetes internacionais? Muito simples: devido ao novo presidente, ou melhor presidenta. Izabella Lukomska-Pyzalska, uma ex-modelo, de 33 anos, que já foi capa da Playboy, é a nova presidente do Warta Poznan. Se as coisas não correrem bem à presidente resta saber se os adeptos do clube terão a coragem de acenar com lenços brancos. Também a imprensa desportiva não deve certamente pedir sua cabeça.

3. Há uma iniciativa no Facebook para fazer do 3 de Fevereiro “um dia sem Smolensk” e já mais de 60 mil pessoas aderiram. A iniciativa não visa ferir a sensibilidade de ninguém, mas permitir que o luto nacional se faça e que se acabem as trocas de acusações mútuas entre russos e polacos.


2 thoughts on “Notas breves da Polónia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s