Os pobres

É ano de eleições. Fala-se muito de pobreza em Portugal. Um tom compungido sobrevoa os discursos. Muitos falam de cátedra, nunca viveram a experiência da pobreza na primeira pessoa.

Os rostos da pobreza são muitos, assim como os daqueles que ficam a meio sem sequer terem chegado a partir. Portugal é o país da Europa com mais meninos e meninas pobres. Uma em cada quatro crianças. Sonhos entornados pelo chão. Meninos e meninas sem hipóteses de uma educação decente, sem pais que os amparem, comendo mal e nunca a horas.  Crianças que caminham devagar para lado nenhum. O mundo à sua volta gira a duas velocidades: a dos incluídos e à deles. Chama-se a isso exclusão social e doí muito. Lágrimas choradas por dentro.

A sociedade remediada ajuda como pode. Os sacos do Banco Alimentar contra a fome enchem-se com a generosidade e o carinho de tantos. A Igreja ajuda como pode.  Os voluntários dão sem pedir nada em troca.

E no meio disto há uma elite, jornalistas incluídos, que se limita a sobrevoar coisas, a passar de longe e de lado e  a fazer de conta que  os invisíveis da sociedade fazem parte doutro país.

Algumas reportagens de fim-de-ano das televisões portuguesas foram obscenas. Gabando as frivolidades da mesa de uns poucos –  que gastaram em lagosta para uma noite e em Moet Chandon mais do que os outros têm durante um mês para sobreviver – e os vestidos de milhares de euros. É legítimo que cada um gaste o seu dinheiro da forma que melhor intenda, o que não é legítimo é que este mundo de faz-de-conta, de extravagância nos seja servido em horário nobre num espaço ” noticioso”. É de mau gosto e é ofensivo. Desculpem sim, mas a Vogue, não fica em Portugal.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s