Sms de África

Os europeus gostam muito do realismo e da magia africana…. mas protegidos do calor, dos mosquitos, dos incómodos, na sua sala, com a chávena de cháquente ao lado, a fumegar. Ou então em lodges de luxo ou ilhasparadisíacas. Não os convidem, por isso, para levar as vacinas,calçar as botas de caminhante e ir enfrentar o desconforto do continente, okay? Preferem abrir, agora mesmo, o jornal, ler os títulos e dizer coitadinhos… “mas eles já estão habituados”.

Todos os dias recebemos aqui na redacção sms de África. Vêm da Guiné-Bissau, de Angola, de Moçambique. De pessoas a quem falta muita coisa, de pessoas que têm uma mão cheia de nada e na outra um telemóvel, mas para quem a comunicação é vital. E a informação. Em contraste com a apatia dos europeus, os africanos, seguem com toda a atenção a situação na Costa do Marfim, país perigosamente à beira do abismo. Desde 2002 que o país vive partido ao meio. Com o norte regido por uma rebelião criminosa e corrupta e o sul governado por corruptos e criminosos. A notícia de eleições quase que podia ser boa. Não fosse tudo o que veio e virá a seguir.

Como escreve Coetzee “a história só tem vida se lhe derem um poiso na nossa consciência”. E os sms dos nossos ouvintes são uma gigantesca lição de consciência.

PS:

1.Três Presidentes de países africanos deslocam-se hoje à Costa do Marfim para convencer Laurent Gbagbo a aceitar o resultado das eleições presidenciais e abandonar a Presidência, de modo a evitar uma guerra civil ou uma intervenção militar externa.

2.A Costa do Marfim é actualmente a principal fonte de diamantes de sangue.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s