A caixa de chocolates europeia

 

“Life was like a  box of chocolates. You never know what you’re gonna get”, costumava  dizer a mãe de Forrest Gump. Da caixa de chocolates europeia durante décadas foram muitos os que tiraram o bombom do seu agrado, deixando para a Alemanha, que sempre pagou a caixa, a última ou a menos apetitosa das guloseimas.

Sucede que com o ajustamento das relações internacionais que se seguiu à queda do Muro – o mundo unipolar evoluiu para uma multipolaridade complexa – a Alemanha não só não está disposta a pagar sozinha os bombons como também quer ser a primeira a escolher. Os restantes parceiros comunitários levantam a sobrancelha e exclamam scandal!!

Muitos governos europeus querem fazer crer às suas opiniões públicas que marcham, como cativos indefesos de grilhetas nos pés, à voz de comando de Berlim. Há-de haver um outro mundo lá fora. Pois há. Um exercício interessante, nestes últimos meses, é análise comparativa da imprensa europeia, que tenta convocar a cumplicidade dos cidadãos dos vinte e seis contra Berlim, e do que se publica na Alemanha.

Por detrás de muitas das críticas feitas a Angela Merkel – que passou de bestial a besta na óptica de algumas cabeças bem pensantes – há um anti-germanismo alimentado de ressentimentos e nostalgias várias. O que muitos europeus, que acenam com a bandeira da solidariedade quando lhes dá jeito, já esqueceram foi a forma como reagiram à reunificação alemã e como a todo o custo a tentaram evitar. Também já se esqueceram que o euro foi o preço elevado que a Alemanha pagou por ter recuperado a sua soberania. (…)

Nolens volens será a Alemanha a determinar o rumo que a economia europeia irá tomar. E não é com vinagre que se apanham moscas, nem alemães…

PS- Uma versão mais longa deste post poderá ser lida em breve aqui

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s