E-Books?

A idade vai-nos tornando mais sábios e coloca as coisas em perspectiva.Para mim uma pessoa sem memória é como um navegador sem bússola. No balanço entre as coisas que recordo e as procuro esquecer ficam sobretudo aquelas associadas aos livros, aos meus livros. Em papel.

Recentemente um amigo perguntava-me quando é que me rendia aos E-books. Fiquei a pensar na questão. Depois desci à cave e lá estava alinhada na estante, com as páginas amareladas,  ao lado dos meus livros de infância, a colecção completa das “Aventuras dos Cinco”, que o meu pai me ofereceu num aniversário longínquo. Nunca consegui desfazer-me dela. E então tive a prova da the uniqueness, da singularidade, da relação com cada um dos meus livros. Uma relação táctil e emocional, feita de notas a lápis, de flores secas, de recortes de jornal entre as páginas, de dedicatórias e de locais.

Na minha biblioteca há os livros “de África”, lidos em Bissau, no Cairo ou em Maputo, quando o céu está claro, lavado pela tempestade, quase azul. Há os livros “da Ásia”, que se enfeitam com a luz insolentemente bela de Malaca ou sustentando a raridade dos momentos em Sarawak. Há os “alemães”, muitos, muitos, e “os dos amigos”. E há aqueles que ensinam “não te agarres nunca, apoia-te só”. Extraordinária filosofia de liberdade.

Não  sei conseguiria sentir a mesma relação de encantamento se descobrisse pousado sobre a secretária um  Kindle ou um Ipad.

PS- Há pouco tempo chegaram aqui a casa dois envelopes contendo “mimos de papel”. A Margarida teve a gentileza de me oferecer o “Novo Dicionário do Islão” e o João enviou-me a “A Nossa Telefonia”. Aos dois um enorme obrigado.

 


2 thoughts on “E-Books?

  1. É isso mesmo. O e-book pode até ser interessante, podemos até andar com uma biblioteca inteira no bolso, mas onde estará o cheiro acre e doce das páginas do velho livro, o toque do papel mais ou menos áspero, as marcas dos seus donos e as dos anos que passam ?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s