Nostagia selectiva

 

Durante mais de três décadas o seu nome teve a honra duvidosa de ser associado ao pior dos excessos da África pós-colonial. Nesse tempo equívoco de confusão moral, o Nero dos tempos modernos atirava rivais aos leões e crocodilos do zoológico particular, cortava orelhas, desbaratava dinheiros públicos e privava com o presidente francês Giscard d’Estaing. Mais de uma centena de crianças estiveram na sua lista de abate. Agora foi reabilitado por decreto presidencial. This is Africa.

 Há certas vidas que são um ensaio sobre o mal. Convém acentuar a palavra mal quando se fala de “Sua Majestade Imperial Salah Eddine Ahmed Bokassa”, talvez o mais brutal ditador africano da década de 1970, ao qual só se poderia comparar o ugandês Idi Amin Dada.

O “imperador” foi agora “reabilitado em todos os seus direitos” pelo actual Presidente da República Centro-Africana, François Bozizé. Porque as pessoas não suportam a realidade e porque o país se encheu de uma legião de miseráveis que aprenderam a viver destituídos, Bozisé lava a impiedade de Bokassa com a pincelada da nostalgia selectiva.  

Para celebrar os cinquenta nos da independência da antiga colónia francesa do Ubangui-Chari, hoje República Centro-Africana, o presidente assinou um decreto onde se afirma que Bokassa é “um filho da nação, reconhecido por todos como um grande construtor”. François Bozizé, que foi ajudante de campo do “imperador”, afirmou que “ele construiu o país, mas nós destruímos o que ele construiu”. Indo ainda mais longe o presidente salientou que Bokassa  “fez muito pela humanidade, ao participar ao lado da França na guerra do Vietname, de 1950 a 1953”.

A obscenidade pode assumir muitas formas. A reabilitação de Bokassa é uma delas.

 Quem se interesse por estas coisas pode ler mais aqui


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s