Sein und Schein

Do arquivo de 2009

Disclaimer: sou uma fã incondicional da chanceler alemã. Portanto se o nome Angela Merkel lhe fizer urticária, não continue a ler este post.

 A mulher mais poderosa da Europa, já estou a ouvir alguns engasgarem-se, não sofre, felizmente, da síndrome PIB (Padrão Inatingível de Beleza), já o PIB alemão continua a crescer saudavelmente.

Enquanto a Europa está afogada na crise, esbracejando para manter a cabeça à tona de água,  a economia germânica disparou ( não apenas devido às exportações como alguns gostam de notar). E é por isso que me irrita o teor de algumas declarações que vão surgindo na imprensa portuguesa. Para muitos em Portugal a “senhora Merkel” é uma espécie de “madrasta” dos europeus pobrezinhos. Já lhe ouvi criticar tudo, agora só faltava criticarem a forma como se veste.

 Diz Helena Carmona, assessora de imagem, numa entrevista à Pública, que a imagem de Angela Merkel funciona mal. “Não tem cuidado com o corpo, é demasiado forte, a roupa não lhe cai bem, os fatos são demasiado quadrados. Não tem bom gosto e não tem assessores de imagem; ou tem, e não segue os conselhos que lhe dão. É uma mulher que não tem graça nenhuma. Será que, para os alemães, isto não tem grande importância?”

 Minha cara: não, não tem. Tal como não tiveram os confortáveis casacos de malha de Helmut Kohl, o chanceler da reunificação e do euro,  ou o eterno pulôver amarelo do ministro dos Negócios estrangeiros, Hans-Dietrich Genscher, o homem que mais tempo foi ministro na Alemanha.

Os alemães preocupam-se mais com o Sein ( ser) do que com o Schein (o parecer).  E isso explica porque é que este país é como é. E para muita pena minha explica também porque é que os países do sul da Europa são como são.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s