Segredo de um casamento feliz

A felicidade são fragmentos de coisas que nos acontecem na vida. Será a felicidade de um casamento um objectivo demasiado ambicioso? Continuo a acreditar no amor, provavelmente o sentimento mais poderoso e transfigurador de todos. Para o amor é preciso tempo e disponibilidade, mesmo que na vertigem em vivemos a conjugalidade deva ser medida com anos de vida de cão, isto é, um ano equivale a sete…

Partilho o ” Segredo de um casamento feliz”. Bem haja o MEC por escrever assim…

O casamento feliz não é nem um contrato nem uma relação. Relações temos nós com toda a gente. É uma criação. É criado por duas pessoas que se amam.

O nosso casamento é um filho. É um filho inteiramente dependente de nós. Se nós nos separarmos, ele morre. Mas não deixa de ser uma terceira entidade.

Quando esse filho é amado por ambos os casados – que cuidam dele como se cuida de um filho que vai crescendo -, o casamento é feliz. Não basta que os casados se amem um ao outro. Têm também de amar o casamento que criaram.(…)

Se calhar, os casais apaixonados que têm filhos também ganhariam em pensar no primeiro filho que têm como sendo o segundo. O filho mais velho é o casamento deles. É irmão mais velho do que nasce e ajuda a tratar dele. O bebé idealmente é amado e cuidado pela mãe, pelo pai e pelo casamento feliz dos pais.

Se o primeiro filho que nasce é considerado o primeiro, pode apagar o casamento ou substitui-lo. Os pais jovens – os homens e as mulheres – têm de tomar conta de ambos os filhos. Se a mãe está a tratar do filho em carne e osso, o pai, em vez de queixar-se da falta de atenção, deve tratar do mais velho: do casamento deles, mantendo-o romântico e atencioso.
Ao contrário dos outros filhos, o primeiro nunca sai de casa, está sempre lá. Vale a pena tratar dele. Em contrapartida, ao contrário dos outros filhos, desaparece para sempre com a maior das facilidades e as mais pequenas desatenções. O casamento feliz faz parte da família e faz bem a todos os que também fazem parte dela. (…)

Miguel Esteves Cardoso in Público 25.10.2010


4 thoughts on “Segredo de um casamento feliz

  1. A minha cunhada, que já tem filhos adultos, diz sempre que em primeiro lugar, mesmo antes dos filhos (de carne e osso), vem a relação dela com o marido, pois os filhos crescem, tomam rumo na vida e o que resta é o casal. Se essa relação não for cuidada, educada, amadurecida, tende-se ao fracasso e a má convivencia, o que traz insatisfação e tristeza. Vida longa aos eternos namorados!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s