A tirania do silêncio

Cinco anos após  a publicação das doze caricaturas de Maomé o diário dinamarquês “Jyllands-Posten” reeditou-as ontem em livro. “Tavshedens tyranni” (“Tirania do Silêncio”) é uma obra provocadora que lança uma lancinante interrogação  sobre a liberdade de expressão e o perigo de ceder a liberdade intelectual e política a troco de um apaziguamento nesta espécie de Cruzadas ao contrário que vivemos.

A comunicação imediata alterou as regras da geopolítica . Uma caricatura em Copenhaga é uma manifestação em Jacarta. Vivemos num mundo em que coexistem “sociedades não contemporâneas” ou, na expressão de Jean Lacouture, “na mesma rua e no mesmo momento convivem, lado a lado, Nova Iorque e Tombouctou, estamos ao mesmo tempo no séc. VII e no séc. XXI”, mas com acesso à internet.

Violência, ameaças e intimidação tornaram-se argumentos no debate público. Uma realidade pouco compatível com os valores das sociedades democráticas. Há quem entre nós  escolha iludir o problema, há muitos que acobardados obedecem à ditadura  politicamente correcto ou do pronto-a-pensar, há alguns, poucos, que esgrimem contra o “fundamentalismo da ofensa”.

Por mais voltas que se dê ao assunto a “guerra” despoletada pela publicação das caricaturas de Maomé é apenas um pretexto usado por alguns no mundo islâmico para reagir ao que os incomoda. E o que é os incomoda? A modernidade ou democracia secular, ou na maioria dos casos ambas. Tem razão José Cutileiro quando escreveu que “ a Europa está ameaçada e de duas uma: ou temos juntos a coragem das nossas convicções e as defendemos ou continuamos medrosos e divididos à espera de mais pancada”.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s