Um país que não é para mulheres

Sumarizemos os mais de 90 mil documentos  publicados pela WikiLeaks: os Estados Unidos desconfiam dos “aliados” paquistaneses, a corrupção grassa no Afeganistão e o combate aos Taliban não está a correr bem. Ou seja nada de novo. Porém, mesmo que os documentos sejam datados e contenham informação questionável, o certo é que eles surgiram num momento do-or-die para Washington. E, coincidência ou talvez não, foram divulgados na mesma altura em que a taxa de suicídios entres os militares norte-americanos é superior à dos civis e à verificada durante a guerra do Vietname.

O Afeganistão tornou-se uma batalha cheia de falsos amigos e de falsas estratégias e agora procura-se a via de saída mais rápida, mesmo que ela passe pelo acto desesperado de um acordo com os Taliban, que recuperaram o controlo sobre áreas estratégicas. Nestes jogos de Realpolitik esquecem-se aqueles que vivem para além da linha vermelha: em particular as mulheres afegãs.Nas zonas controladas pelos Taliban as escolas para meninas foram encerradas, as mulheres activistas ou políticas são ameaçadas, remetidas à escravatura, ou simplesmente assassinadas . Os apoiantes de um acordo com os islamitas radicais  afirmam  que a defesa dos direitos das mulheres afegãs é desejável, mas “há que enfrentar a realidade e isso não é possível”. Sentados no conforto do Ocidente os burocratas da guerra não consideram que “pormenores” como a defesa dos direitos humanos sejam pré-condição para as negociações. Eu vejo nesta posição uma clara semelhança com uma rendição.Rendição à barbárie. Silenciam-se as vozes de um humanismo que ousava começar a despontar.

Não são os soldados estrangeiros que vão dar liberdade ao Afeganistão, mas o abandono também não a devolve. De Obama espero (esperava) muito mais.


One thought on “Um país que não é para mulheres

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s