“O Rei da Madeira”

 

 É um como embondeiro curvado à passagem do vento, uma estátua na paisagem política nacional. Outros passaram, quase sem deixar pegada, ele, foi ficando. Os presidentes, primeiros‑ministros e ministros foram-se sucedendo – Alberto João Jardim cruzou-se com praticamente todos os protagonistas da História portuguesa do pós 25 de Abril – e mantém-se na Quinta da Vigia. Sente que ainda não é o tempo para biografias porque o desfecho está em aberto. Maria Henrique Espada sustenta, exemplarmente, o contrário. É “tempo para biografia, porque “não deve haver um português que ignore quem é Alberto João Jardim. Mais significativo, não deve haver um português que não tenha uma opinião forte e convicta – boa ou má – sobre o líder madeirense. Haverá poucos políticos portugueses a poderem arrogar‑se tal estatuto. E Jardim não precisou dos 32 anos que leva no poder, está há muito nessa posição”.

 Há um provérbio moçambicano que diz: “A palavra do chefe não passa além do rio”. No caso do “Rei da Madeira” – o título da biografia não autorizada –  foi o próprio a criar o limite da sua própria ambição, a definir o seu rio. O homem da retórica provocatória, da reivindicação a roçar a extorsão, sentiu o encantamento do continente por várias vezes, mas por uma conjugação de vários factores “continuou na Madeira, território e fronteira do seu sucesso político”. Como escreve Maria Henrique Espada “Dificilmente pode aspirar a mais do que perpetuar-se no lugar onde já foi feliz. “

“Alberto João Jardim – O Rei da Madeira”, Maria Henrique Espada, editora  A Esfera dos Livros

P.S. – Leitura indispensável e aprazível – porque a Maria Henrique escreve muito bem  e o livro está recheado de “estórias” –  para madeirenses e  para todos aqueles que querem compreender melhor o fenómeno AJJ.

Se o lerem no Golden Gate ou no Clube Naval do Funchal aconselha-se a forrar a capa ; )


One thought on ““O Rei da Madeira”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s