Caderno Afegão

O Afeganistão é, aqui no conforto do Ocidente, uma amálgama de ideias vagas e lugares comuns. País inóspito, mortos, feridos, atentados, burqas e talibans. Não imaginamos que lá existe uma equipa de boxe feminina, que nas rotundas de Cabul há “rosas lindas”  ou que a quase três mil metros de altitude, por entre montanhas dramáticas, se encontra a água de um turquesa impossível dos lagos de  Band-e-Amir.

Descobri  recentemente um país, onde nunca fui e onde provavelmente nunca irei, pela mão de Alexandra Lucas Coelho e do seu “Caderno Afegão”. Com ela as ideias vagas ganham densidade e os afegãos rostos. Num país masculino, onde até na morgue existem frigoríficos distintos para homens e mulheres, ela vai à procura das mulheres – da deputada Fauzia Kufi, da fotógrafa Zubaida Akbar, da professora Sharharzad – e dos homens. Sem medo. Aliás, todo o livro é um tratado de coragem como se diz no prefácio. Coragem para, depois de ouvir dizer em pashtun que aquilo que mais falta faz no Afeganistão é amniat ( segurança), continuar ir ao encontro das pessoas,  continuar a correr riscos, continuar a ver e fazer-nos ver. E nós leitores partilhamos com ela as  vezes sem fim em que teve de cobrir o rosto e sentiu o olhar de lâmina dos homens.  Acordamos com explosões. Viajamos a chocalhar por shitty roads, caindo para a esquerda, para a direita e batendo com a cabeça. E choramos quando  somos confrontados, em Kandahar, com bebés de espinha bífida, com meninas-mães e  com mulheres objectos cuja vida ou morte está nas mãos do marido. O “Caderno Afegão” consegue tudo isto sem ser um catálogo fatalista. Algumas das histórias narradas são de esperança , de amor, de generosidade.

Escrito belissimamente, este livro, diário de um mês de viagem, é uma peregrinação que desejariamos num ponto qualquer da nossa vida ter feito.Para deixar cair lágrimas grossas sem vergonha, um choro não sentimental, mas existencial. Lágrimas não por eles, mas por nós.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s