Acordei verde

O debate  entre cientistas está mais aceso do que nunca sobre se o problema das alterações climáticas existe mesmo ou se é uma miragem. So what?

Mesmo que a crebilidade dos “estudos” usados esteja abalada, quanto a isso os eles que se entendam,  o certo é que o receio dos efeitos  de um aquecimento global teve reflexos positivos. Antes de mais  obrigou os governos a pensarem em políticas públicas de energia, impulsionou as energias renováveis e contribuiu para despertar a consciência ambiental em muitos países  e em muitas pessoas  que não sabiam que tinham uma.

Isto tudo vem a propósito porque mesmo aqui ao lado ( da rádio entenda-se), serão retomadas as negociações sobre o combate às alterações climáticas , sob a égide da ONU, tentando ganhar novo impulso na direção a um novo acordo, depois do fracasso da cimeira de Copenhaga, realizada há quatro meses. Representantes dos 194 países da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) vão reunir-se em Bona até domingo, pela primeira vez desde a decepção em Copenhaga, para definir um plano de trabalho até à próxima grande conferência do clima, marcada para Dezembro, no México.  Segundo a LUSA “a reunião (de Bona) será essencial para reconstruir a confiança no processo, irá demonstrar abertura e transparência por um lado e eficiência por outro”, afirma Yvo de Boer, secretário executivo da UNFCCC.

Vamos lá a  ver se estes representantes vão estar mesmo sentados à mesa dos trabalhos ou se vão passear pelas lojas de Bona ou  pela casa-museu de Beethoven  como costuma acontecer nestes grandes encontros da ONU.


2 thoughts on “Acordei verde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s