Depois louco é o outro…

O prego em causa. Fotografia da Visao.

Se o Dan Brown sabe temos novo calhamaço… Ora leia.

Um prego do tempo de Cristo poderá ter sido encontrado num ilhéu frente à ilha da Madeira, o “principado da Pontinha” – poucas dezenas de metros quadrados de terra, um antigo forte, cujo proprietário reclama nada menos do que a “independência” face a Portugal. No ilhéu terá sido descoberto um túmulo templário do século XII, com três esqueletos e uma relíquia , um prego da cruz de Cristo.

Os especialistas, no entanto, classificam a história como um “delírio”. A história, deliciosa , vem na Visão desta semana.

Para quem não conhece  o “principado da Pontinha”  uma breve história. Terá sido  no forte do ilhéu – o forte de São José – que se refugiaram, em 1419, os descobridores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz antes de aportarem  na Madeira. Passam os séculos e, em 1903, o Estado acabou por vender o forte, uma operação selada em carta régia assinada pelo rei D. Carlos. O forte foi vendido por várias vezes , até que no ano 2000 o actual proprietário, Renato Barros, o compra por nove mil contos. É ele que inicia o processo para reconhecimento do principado.«Quando um indivíduo sente que, ao seu lado, existem espaços idênticos e não é tratado da mesma maneira, só sente que não pertence à mesma família. Foi quando me apercebi que, pela maneira como estava a ser tratado pela Estado português, não fazia sentido estar a fazer uma data de pedidos», explica Renato Barros.O proprietário diz que o ilhéu tem todas as condições para ser Estado, porque tem povo e porque tem lei: «Tem a sua própria constituição, respeita fundamentalmente as Nações Unidas, e tem a minha família, que é constituída por quatro pessoas e portanto já é povo, já é plural». O forte de São José  pode ser visitado através da Internet no endereço http://www.fortesaojose.com.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s