Achtung! Espião na Universidade

 

A queda do Muro não significou o fim da espionagem e dos espiões na Alemanha. O mundo continua complicado e a nova desordem mundial, que se seguiu ao 11 de Setembro, abre possibilidades sem fim aos agentes. Novos cenários, agentes adaptados ao admirável mundo novo, em que adversários não são americanos e soviéticos, mas outros, tão ou mais eficazes que eles. O que interessa já não é a guerra de blocos, mas a batalha pelo espírito. Na Alemanha a espionagem está em grande forma e pratica uma forma, digamos assim,  mais sofisticada de plágio universitário.  Recentemente um estudante  chinês copiou teses de doutoramento ainda não publicadas e os resultados de várias pesquisas feitas num Instituto Tecnológico  de Baden-Württemberg. Não foi a tempo de as enviar para a China porque “alguém” mais atento se apercebeu da acção de espionagem. O jovem foi condenado a uma multa de 1350 euros e expulso da instituição. É um em muitos. A inquietação está instalada.

Cada vez mais “estudantes” dos chamados “países de risco” – Irão, Síria, Coreia do Norte, Paquistão, China, – pedem vistos para estudar na Alemanha em áreas como: física atómica, tecnologias da informação, biologia molecular, microelectrónica e nanotecnologia.

Os serviços secretos alemães estão desassossegados com o “interesse intelectual” dos seus pares . A queda do Muro devolveu-nos um mundo em que tudo mudou, mas na espionagem tudo ficou na mesma.

Num mundo globalizado é impossível controlar o fluxo de informação, sobretudo informação intelectual. A não ser o que se proíba o uso do cérebro (bem isso daria outro post…)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s