Dia da mulher visto pelos homens

Lançei um desafio aos meus amigos. Pedi-lhes um texto sobre o sentido, ou falta dele, do dia internacional da mulher. A primeira resposta veio do Francisco Assunção, delegado da Lusa, em Berlim.

O 8 de Março faz sentido, enquanto homenagem aos que lutaram e lutam pela igualdade de direitos das mulheres. Lamentavelmente a efeméride está transformada num ritual, como outras datas importantes. Repararam como a Comissão Europeia veio a público nesta ocasião brandir uma estatística em que se revela que os salários das mulheres são inferiores aos dos homens, em situações de trabalho igual? E como os responsáveis da tutela de cada um dos governos se apressaram a reagir, de forma mais ou menos indignada, proclamando que a (secular) injustiça tem de ser corrigida? Vai uma apostinha que, a 08 de Março de 2011, ainda estarão a arrastar os pés, nada de substancial aconteceu, e lá vão tirar outra a estatística da gaveta?

Mas há coisas ainda piores do que a desigualdade salarial: a violência doméstica, as condições de verdadeiro esclavagismo a que as mulheres, sobretudo as mulheres, estão submetidas em muitas, demasiadas manchas do Planeta. Aos homens falta amiúde sensibilidade para defender causas que parecem aparentemente femininas, mas afinal nos tocam a todos. Mas se não quiserem estar na linha da frente, ao menos libertem as mulheres para eles se organizarem, façam o jantar de vez quando (que tal hoje, por exemplo?), aspirem a casa sem ser “convidados”, pensem na lista de compras antes de vos meterem um papel na mão, e por favor não interrompam as vossas mulheres quando elas derem opiniões sobre futebol, ouçam com atenção, porque pode estar aí a chave da resolução dos problemas do vosso clube…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s