Que livro levaria para uma ilha deserta?

É um evergreen. A pergunta faz-se em todos os idiomas e a resposta pode ser embaraçosa ou previsível. Irritantemente previsível.  Que livro levar para uma ilha deserta? O Ulysses cheio das suas suas pequenas odisseias? A poesia de Sophia onde “Não há nenhum vestígio de impureza,/Aqui onde há somente/Ondas tombando ininterruptamente,/Puro espaço e lúcida unidade,/Aqui o tempo apaixonadamente /Encontra a própria liberdade” ? A África imensa e sofrida do Mia Couto, da Paulina Chiziane ou do Agualusa ? A mitologia grega? A Bíblia?

Não consigo encontrar resposta para esta pergunta. Gosto de recomeçar sem cessar a partir da página, não em branco como Sophia, mas da página escrita. Nenhum livro sacia a minha fome. Talvez por isso, se tivesse de fazer uma escolha, levaria debaixo do um manual de construção de jangadas. Para sair da ilha depressa e  ir abraçar a vida. Que não se quer perfeita. Nem sozinha.

By the way, prefiro aeroportos a ilhas desertas. Há quem coleccione relógios, estátuas ou selos. Eu colecciono aeroportos. Do extraordinário Osvaldo Vieira, em Bissau, ao luxuoso Changi, em Singapura, com os seus tapetes de orquídeas e cadeiras de massagens. Guardo para cada um deles um bloquinho , onde se  anota a desconfiança ou a paixão, a traição – os favoritos são efémeros – ou a fidelidade. Como nas histórias de amor. Os aeroportos despertam-me o desejo de os calcorrear, explorar. Têm tudo o que gosto. Pessoas singulares, cores, cheiros, “estórias”. Um mar de possibilidades. E têm compassos de espera. O tempo no seu estado mais cristalino. Momentos de liberdade absoluta em que se pode fazer tudo – ler aquele romance de quinhentas páginas, ler o jornal todo incluindo os fait-divers e os suplementos que não costumamos abrir – ou não fazer nada.

PS- Até breve. Regresso ao verde mãe da Amazónia por duas semanas.

About these ads

2 Comentários

Filed under Livros, Viagem

2 responses to “Que livro levaria para uma ilha deserta?

  1. Gi

    Aqui discordamos, Helena: eu detesto aeroportos.
    (Boa viagem!)

  2. Também comungo dum certo fascínio por aeroportos, por tudo aquilo que eles significam, embora cada vez mais goste menos de andar de avião:) Quanto à ilha deserta, em vez do livro levaria o meu …pc! Com internet, claro:::)))) Boa estada na Amazónia: pode ser que por lá encontre uma grande amiga minha – a tal que vive na Alemanha:) pois está por lá.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s