Nota dispersa

 “You can’t enjoy the fruits of effort without first making the effort”. Lembro-me com frequência destas palavras de Margaret Thatcher quando observo o desenvolvimento em muitos países africanos.

Decorrido meio século sobre a independência África tem-se revelado incapaz de gerir o seu enorme potencial. Paradoxalmente, a riqueza em recursos naturais tem contribuído para minar a prosperidade. Veja-se o exemplo da Nigéria. Apesar de uns 400 mil milhões de dólares em exportações petrolíferas, de 1965 a 2000, o número de nigerianos a viver com menos de um dólar por dia passou de 19 milhões, em 1970, para 90 milhões em 2008. E a Nigéria está longe de ser caso único.

A questão do subdesenvolvimento africano é complexa e tem de ser analisada tendo em conta inúmeros vectores: o passado colonialista, a ajuda (perniciosa) ao desenvolvimento, a inexistência de infraestruturas e a incapacidade crónica dos líderes africanos. É precisamente este último ponto, politicamente incorrecto, que Greg Mills aborda em “Why Africa is poor. And what africans can do about it”. Uma leitura obrigatória porque o desenvolvimento africano não precisa de uma fórmula mágica, nem que se descubra a pólvora, mas sobretudo de líderes íntegros e escolhas acertadas.

PS- 1.Comprei este livro na livraria do aeroporto de Johannesburg,  meca para quem se interesse pela realidade africana.

2. O restaurante português de quem falei no post anterior chama-se Residencial da Beira e é muitíssimo recomendável. Além do tradicional camarão ou peixe, serve pratos improváveis como leitão assado ou pataniscas de bacalhau com arroz de feijão…Já estou a salivar.

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under África

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s