Quotas para mulheres? Ainda é preciso perguntar?

Passou uma década e nada aconteceu. Rigorosamente nada. O acordo voluntário para aumentar a representação de mulheres no topo das empresas entre o então governo alemão, o tal da geração de 68, e o empresariado foi, se quisermos ser benévolos, homeopático. Apenas 2,2 por cento dos actuais gestores de topo na Alemanha são do sexo feminino. E isto porquê? Há múltiplas razões, mas a principal causa continua a ser a impossibilidade das mulheres (e mães) conciliarem a família com a carreira profissional.

A tão apregoada igualdade não é uma prática a nível salarial, a representação política das mulheres é muito diminuta – apesar das cinco ministras no gabinete da chanceler Angela Merkel – e a representação no topo das empresas é quase inexistente. Até no próprio farol da esquerda progressista, a Der Spiegel, se está longe da igualdade: existem 32 homens a chefiar secções contra apenas duas mulheres e há mais jornalistas homossexuais do que mulheres.

Face a este triste cenário o Governo está a planear seguir o exemplo norueguês (e francês) e introduzir quotas para mulheres nas empresas. esmo que a algumas incomode a pedra no sapato feminista ( e o atestado de falhanço de algumas correntes feministas alemãs)  sem lei, na Alemanha, a terra do “Ordnung muss sein não vamos lá”, não vamos lá. Quotas? Evidentemente que sim e não é preciso explicar porquê.

PS-

Nota breve: Nas legislativas passadas, passei a noite eleitoral, em Berlim, na sede da CDU, o partido democrata-cristão da senhora Merkel. Entre as muitas conversas que registei na memória há uma impagável. Falava eu com um autarca acerca de política para mulheres e o senhor muito simpático disse: “ nós (na sua autarquia) fizemos muito pelas mulheres”. Respondi “Ah sim, pode concretizar?”. “ Nós duplicámos o número de parques de estacionamento para mulheres”. Acho que fiquei com o maxilar deslocado até hoje por ter aberto tanto a boca…

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under Alemanha, Mulheres

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s